Painel Mudanças Climáticas e Carbono Neutro

Compartilhe:

O carbono neutro é uma das principais formas de reduzir as emissões de gases do efeito estufa e limitar o aumento de temperatura média da Terra. Os desafios e avanços dessa prática serão expostos pelo professor do Instituto de Geociências da UFRGS, Rualdo Menegat, pelo diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, Jorge Soto, e pela pesquisadora na área de Comunicação e Clima da UFRGS, Eloisa Beling Loose, com mediação da jornalista Sabrina Thomazi.

Oferecimento | Braskem

QUANDO

, 15 de Novembro de 2020, 15:00
Marcar na agenda

Rualdo Menegat

Professor do InstituTo de Geociências da UFRGS, geólogo, doutor em Ecologia de Paisagem, Doutor Honoris Causa (UPAB, Peru), Professor visitante no programa de pós-graduação da Universidade de Lanus (Argentina), Vice-Presidente Científico da FLACAM/Cátedra Unesco para o Desenvolvimento Sustentável. Desenvolve pesquisas nas montanhas do Peru e Bolívia além de projetos internacionais com a Universidade de Plymouth (UK).

Jorge Soto | Braskem

Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem e integrante da empresa há mais de 30 anos. Formado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui mestrado em Engenharia Química e doutorado em Planejamento Ambiental ambos pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Soto iniciou sua carreira na Pronor em 1985 e posteriormente assumiu cargos na CPC, Poliolefinas, OPP Química e na Trikem, empresas que foram incorporadas à Braskem em 2002. Após um período como diretor de Saúde e Segurança Corporativa na Vale, em 2009 voltou à petroquímica para ser diretor de Desenvolvimento Sustentável, cargo que ocupa até hoje. Nessa função, Soto apoia a integração das dimensões ambiental, social e econômica nas decisões e processos estratégicos em todos os negócios da Braskem globalmente. Atualmente, é membro da Rede Brasil do Pacto Global, órgão do qual foi presidente em 2013 e 2014, do Grupo de Líderes em Energia e Mudanças Climáticas do ICCA (Conselho Internacional das Associações da Indústria Química), e Co-líder do grupo que está desenvolvendo a futura Norma Internacional Economia Circular – Princípios e Arcabouço para Implementação. Desde 2016, Jorge Soto é também docente do curso de mestrado profissional em Gestão da Competitividade, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável, na EAESP / Fundação Getulio Vargas (FGV). 

Eloisa Beling Loose |UFRGS

Pesquisadora na área de Comunicação e Clima - UFRGS Pesquisadora e consultora na área de Comunicação Ambiental, com ênfase na questão climática. Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é vice-líder do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (CNPq/UFRGS) e diretora de Comunicação do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS).

Mediadora Sabrina Thomazi

Jornalista e podcaster, MBA em Comunicação Corporativa e graduanda de Psicologia. É idealizadora do podcast Âncora de Carreira - Empreendedorismo Feminino e Materno e responsável pela implantação do primeiro podcast da Prefeitura de Porto Alegre, o Podcast. Atuou como apresentadora de rádio e TV nos maiores veículos do RS. Acredita que Sustentabilidade e Inovação andam lado a lado na construção de ambientes e negócios humanizados.