#MinhaMensagem | Empena Vila Rubi

Compartilhe:

Na Virada Sustentável 2021, realizamos a pintura de 07 grandes murais de grafite em empenas de 07 CEUs em diferentes regiões da cidade de São Paulo. Cada mural foi realizado por uma dupla de artistas, sendo um artista host + um convidado,  com um tema interligado às 17 ODS.

 

Tema do Mural: Mudanças Climáticas

O mural é um cruzamento sobre os trabalhos dos artistas e suas histórias de vida. A Karina é nativa da região próxima ao CEU e trouxe informações que foram importantes para a criação da ideia, do conceito para o mural, como por exemplo o fato de Grajaú ter o significado de ser cesto. A região/ localização onde será realizado o mural está entre rios, a história do CEU e da comunidade como um todo. Pensando nisso, os artistas acabaram juntando ideias que passaram por plantio, por compartilhamento, pensar um futuro planetário. A partir de uma canoa, trouxeram personagens-bichos, cada um com uma espécie e especificidade. A arte é composta de 4 personagens, cada um bicho-gente com suas características, nas mãos eles carregam objetos que tem significados desde o compartilhamento de arte até o plantio de sementes no solo, ou de espiritualidade como no caso do cristal. Eles estão num desses rios que cruzam e cercam o bairro onde está o CEU, no meio da floresta que pode ser uma floresta replantada. O mural é uma mensagem de esperança, espiritualidade e bem viver com a natureza.

 

Artistas:
KARINA TOLEDO: Nascida em São Paulo em 1989, Karina Toledo (KOT) tinha o desenho e a pintura como suas "brincadeiras" favoritas desde a infância. Já mais velha, em 2012 estendeu sua paixão pela ilustração e animação para as paredes de comércios e residências e em seguida para os muros da cidade. Com um trabalho lúdico e expressivo, KOT mescla suas referências do estudo das artes plásticas e a vivência em São Paulo com o universo místico e fantasioso dos animais, das crianças e sua imaginação.

Figuras expressivas, coloridas e muitas vezes reais apenas na imaginação da artista marcam seu trabalho.

@kot.sp

 

DENILSON BANIWA: nasceu em Mariuá, Rio Negro, Amazonas. É artista visual e comunicador que tem a partir do Movimento Indígena Amazônico e trânsito pelo universo não-indígena seus processos artísticos. Baniwa em sua trajetória contemporânea consolida-se como referência, rompendo paradigmas e abrindo caminhos ao protagonismo dos indígenas no território nacional.

@denilsonbaniwa

LOCAL: CEU Vila Rubi | R. Domingos Tarroso, 101 - Vila Rubi