#MinhaMensagem | Empena São Mateus

Compartilhe:

Na Virada Sustentável 2021, realizamos a pintura de 07 grandes murais de grafite em empenas de 07 CEUs em diferentes regiões da cidade de São Paulo. Cada mural foi realizado por uma dupla de artistas, sendo um artista host + um convidado,  com um tema interligado às 17 ODS.

 

Tema do Mural: Desigualdade

As crianças que são vistas na imagem, representam todos aqueles que são atingidos pela desigualdade. Por uma perspectiva, não são vistos e estão quase que esquecidos. Suas vidas e seus sonhos parecem não fazer parte do mundo. Então o espectador é convidado pelas cores, olhar o entorno: O que são essas formas e paisagens que surgem? Entre as interpretações que só cabem ao observador, elas podem sugerir que sim, há vida e desejo de criar uma nova realidade apesar das dificuldades. A ausência de oportunidades podem e devem fazer com nós criemos nosso próprio caminho.

 

Artistas:
FAVELA GALERIA: Somos a Favela Galeria, um projeto idealizado pelo coletivo OPNI que atua na propagação da arte como mecanismo de transformação, impactando nas periferias de todo mundo e no acesso à cultura.
Aqui, todos se mobilizam!!? As quebradas sempre foram e continuam esquecidas, sabemos as dores e amores que pertencem a elas. Mas o dom nasce, cresce e floresce lindamente.
O esgoto a céu aberto se mistura com as artes de um museu a céu aberto.
As obras colorem, enfeitam, trazem identidade, autoestima, educam, denunciam e despertam o diálogo.
Gerar reflexões através deste projeto é um dos motivos que nos faz continuar.
Derramamos suor, lágrimas e praticamente bancamos essa arte, ainda desrespeitada, muito desvalorizada e quase nunca reconhecida como trabalho.
Transformando vidas e a favela fica cada dia mais colorida, viva e iluminada.

SOMOS A NOSSA REPRESENTATIVIDADE E NOSSA ARMA É A ARTE!! EXISTIMOS, RESISTIMOS E ESTAMOS VIVOS!

 

GRUPO DROM: Somos um coletivo de arte urbana integrado por Jamaira Pacheco e Santiago Panichelli (baseado em São Paulo - Brasil)
Há mais de quinze anos, em nossas jornadas individuais artísticas, transitamos entre o meio urbano, ministramos ateliês, nos embrenhamos na cenografia, ilustração e mais.
Em 2018 unimos nossas vivências para criar a Drom, parceria que vai além dos muros, e reúne nosso amor à arte da integração, da comunicação e aprendizagem com o ambiente em que interferimos com a pintura que, por muitas vezes, pode dar voz ao que não se costuma ser escutado. Para isso acreditamos que a arte serve em sua potência: transformar e fazer-se questionar. 

LOCAL: CEU São Mateus | R. Curumatim, 201 - Parque Boa Esperança