#MinhaMensagem | Empena Campo Limpo

Compartilhe:

Na Virada Sustentável 2021, realizamos a pintura de 07 grandes murais de grafite em empenas de 07 CEUs em diferentes regiões da cidade de São Paulo. Cada mural foi realizado por uma dupla de artistas, sendo um artista host + um convidado,  com um tema interligado às 17 ODS.

 

Tema do Mural: Diversidade

A proposta parte da desconstrução da bandeira do Brasil. Todos elementos presentes compõem a bandeira nacional “energizada”, nova, inclusiva. Eliminar o positivismo capenga (“Ordem e Progresso” provém de “Amor por princípio e a Ordem por base. O Progresso por fim” – portanto faltando o “Amor”) e passível de interpretações autoritárias e elitistas. A intenção do mural é focar na energia explosiva, inspiradora, conflitante, libertadora, única, de uma nação formada da diversidade de raças e culturas. Um bandeira que de fato celebre a diversidade e a inclusão e igualdade de todxs. Seguindo essa lógica as cores presentes nesse são as mesmas da bandeira Progress Pride que mistura as cores da clássica Rainbow Flag com as cores da bandeira do orgulho Trans e duas cores que representam as comunidades de cor LGBTQI+ marginalizadas.

 

Artistas:
ALINE BISPO: Aline Bispo é Artista Visual. Seus primeiros trabalhos começaram em 2008 pintando pelas ruas de São Paulo e desde 2012 vem produzindo pinturas e ilustrações.
Durante sua formação sempre transitou pela diversidade da megalópole, entre o centro e a periferia, afinando seu talento criativo e a estética do seu trabalho. Em suas produções investiga temáticas que cruzam a miscigenação brasileira, gênero, sincretismos religiosos e étnicos.
Em sua interdisciplinaridade desenvolve trabalhos através de ilustrações, pinturas, gravuras e mais recentemente, fotografia e performance. Faz parte do time de artistas com obras expostas no IMS, SESC e também na Galeria Luis Maluf, que a representa. Em 2021 Aline pintou sua primeira empena, Salve, Lélia, em uma homenagem à Lélia Gonzalez no Minhocão em São Paulo.
Aline faz parte do time de consultoria no Instituto Ibirapitanga, no programa pela equidade racial do Instituto, onde desenvolve a curadoria e presta suporte às artistas.“

@aalinebispo

 

AVAF: Assume vivid astro focus (avaf) foi fundado por Eli Sudbrack (Rio de Janeiro, Brasil, 1968) em 2001. Avaf ocasionalmente se transforma em uma dupla com o artista parisiense Christophe Hamaide-Pierson (Paris, 1973) e às vezes também em um coletivo, dependendo dos diferentes projetos em que estão envolvidos. Sudbrack vive e trabalha entre São Paulo e Nova York. 
Avaf trabalha em uma vasta gama de mídias, incluindo instalações, pintura, desenho, vídeo, escultura, néon, papel de parede, música, decalques. Com frequência confronta arraigados códigos culturais, questões de gênero e política através de uma superabundância de cores e formas. 

@
assumevividastrofocus

LOCAL: CEU Campo Limpo | Av. Carlos Lacerda, 678