Incêndios: prevenir é melhor do que apagar. | @infraeambiente

Compartilhe:

Organização

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), criada em 2019, tem o objetivo de conduzir de forma sustentável o desenvolvimento socioeconômico, em todo o território de São Paulo, por meio da gestão sistêmica das Políticas Estaduais de Meio Ambiente e Infraestrutura.

 

Para desempenhar suas atribuições de forma inovadora e dinâmica, a Secretaria é dividida em duas subsecretarias:
a de Infraestrutura, que congrega as áreas de recursos hídricos, saneamento, resíduos sólidos, energia e mineração;
e a de Meio Ambiente, que aglutina a coordenação do Sistema Estadual de Administração da Qualidade Ambiental, Proteção, Controle e Desenvolvimento do Meio Ambiente e Uso Adequado dos Recursos Naturais – SEAQUA.

 

A SIMA tem sob sua responsabilidade as entidades vinculadas:
Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE
EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia
Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo –
Fundação Florestal
Fundação Parque Zoológico de São Paulo
CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo

 

Complementam as atribuições da Secretaria a responsabilidade de coordenar e fomentar as atividades de diversos órgãos colegiados estaduais, conselhos e comitês, existentes no seu campo funcional, entre os quais se destacam: os Conselhos Estaduais de Política Energética (CEPE), de Saneamento (CONESAN), de Recursos Hídricos (CRH) e do Meio Ambiente (CONSEMA).

 

Motivo da escolha da frase

A Frase "PREVENIR É MELHOR DO QUE APAGAR" , escolhida para a Virada Sustentável, tem relação com a Operação Corta-Fogo, que está sob coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

 

Só em 2020 foram registrados 269 focos de incêndio em mais de 21 mil hectares de mata. Entre as causas identificadas para esses desastres ambientais estão, por exemplo, a queima de lixo, vandalismo e a soltura de balões, ação, inclusive tipificada como crime ambiental.

 

O objetivo da ação é diminuir os focos de incêndio florestais no estado de São Paulo. A Operação Corta-Fogo, é composto por diversos órgãos e desenvolve uma série de atividades de forma permanente, de acordo com as necessidades e priorizações que cada período exige, dentro de um cronograma ao longo do ano.

 

@infraeambiente

 

LOGO_OPERACAO_FOGO_ALTO_POS_-_Camila_Hira

GovernoSP_SecretariaDeInfraestruturaeMeioAmbiente_Horizontal_cor_-_Camila_Hira

 

DOWNLOAD DA FRASE