Entendendo o supermercado: um diálogo sobre a agricultura brasileira e fome

Compartilhe:

O Brasil retorna ao mapa da fome da ONU no mesmo ano em que o setor agrícola bate recordes de exportação de commodities do campo. Como compreender o aumento da produtividade agrícola em um país em que 58 milhões de pessoas correm o risco de deixar de comer por não ter renda suficiente para sobreviver, onde nem todos possuem poder de compra (uma vez que presenciamos preços alarmantes do feijão, do arroz, da carne e outros insumos nos supermercados) e nem acesso a uma alimentação equilibrada, saudável e sustentável? Neste painel iremos explorar esse paradoxo entre a superprodução de alimentos base e, como esta produção, não resulta em comida no prato dos brasileiros, intensificando a discussão sobre a insegurança alimentar.

 

Público: Setor Privado, Poder Público, Comunicadores, Universidades e Sociedade

Anfitrião | Ethos

 

INSCRIÇÃO

QUANDO

Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021, 14:00
Marcar na agenda

INTEGRANTES DESTA LIVE

Mediadora Marina Esteves |Instituto Ethos

Bacharela em ciências sociais pela Universidade de São Paulo especializada em antropologia social. Jovem, ativista climática e pesquisadora já foi bolsista no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP) com foco em pesquisas com comunidades indígenas e seus saberes tradicionais. Atualmente assistente de projetos em práticas empresariais e políticas públicas no Instituto Ethos na agenda de meio ambiente, responsabilidade sócio empresarial e combate à crise climática. Apoio à coordenação de projetos multissetoriais como o Fórum Amazônia Sustentável e a Conferência Brasileira de Mudança do Clima. 
LINKEDIN

Paola Carvalho |Rede Brasileira de Renda Básica (RBRB)

Assistente Social, Especialista em Gestão de Políticas Públicas na perspectiva de gênero e promoção da igualdade racial, Mestra pela Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural – PGDR. Investigando a ação da burocracia na rua como forma de manter as condições de subordinação dos mais vulneráveis, no que tange a implementação do Cadastro Único para Programas Sociais. 
Diretora de Relações Institucionais e Internacionais da Rede Brasileira de Renda Básica - RBRB e representante da Campanha Renda Básica Que Queremos.
No Governo do Rio Grande do Sul, coordenou o RS Mais Igual, programa de transferência de renda, que atendeu 100.000 famílias de 2011 a 2014. Coordenando com a UFRGS, o Observatório de Políticas Sociais, como forma de garantir o monitoramento da implementação dos programas de combate à extrema pobreza no estado.
LINKEDIN

Scarlett Rodrigues Cunha |Instituto Ethos

Mestra em Políticas Públicas também pela UFABC e Graduada em Políticas Públicas e em Ciências e Humanidades também pela UFABC. Atualmente, Coordenadora de projetos na agenda de Direitos Humanos no Instituto Ethos. Pesquisadora no tema de juventudes e o mercado de trabalho. Especialista em ética empresarial, responsabilidade social corporativa, gerenciamento do escopo de projetos, criação e monitoramento de indicadores sociais, desenvolvimento de políticas de diversidade e inclusão (sob a ótica de raça, gênero, LGBTQIA+, juventudes e outros recortes) e defensora dos direitos humanos. Atuou junto ao Instituto Itaú Unibanco e FLACSO Brasil (2018) e na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SP) (2015-2017).
LINKEDIN

Alceu Castilho | De Olho nos Ruralistas

Alceu Luís Castilho é jornalista, formado em 1994 pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou em veículos da imprensa comercial, em especial O Estado de S. Paulo, e se especializou em temas socioambientais. É o diretor de redação do De Olho nos Ruralistas, um observatório sobre agronegócio no Brasil, fundado em setembro de 2016. Autor dos livros "Partido da Terra - como os políticos conquistam o território brasileiro" (Contexto, 2012) e "O Protegido - por que o país ignora as terras de FHC" (Autonomia Literária, 2019).

João Marcelo Intini | FAO América Latina e Caribe

Doutorando em Educação, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável, Oficial de Políticas para Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO.