Economia Circular: Tudo que Você precisa saber para se engajar

Compartilhe:

Dados recentes mostram que o atual sistema linear de "extração-produção-descarte" apresenta claros sinais de esgotamento, demonstrando a necessidade de premente de uma transição para um modelo mais circular. No entanto, levantamento internacional identificou que há cerca de cinquenta definições para o termo Economia Circular. Como alinhar esse conceito e implementar um sistema de EC na região? E quem serão os principais protagonistas nessa transição?

 

Público: Sociedade, Poder Público, ONGs, Universidades e Comunicadores

Anfitrião | Abrelpe

 

INSCRIÇÃO

QUANDO

Quarta-feira, 08 de Setembro de 2021, 14:00
Marcar na agenda

INTEGRANTES DESTA LIVE

Flavio Ribeiro | Unisantos

Engenheiro e técnico em gestão de resíduos, com mestrado e doutorado na área ambiental. Atuou por 17 anos na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), onde ocupou cargos nas áreas de Produção e Consumo Sustentáveis, Política Pública de Resíduos Sólidos e Eficiência dos Recursos Naturais e Planejamento Institucional. Foi Assessor Técnico no Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, sendo Coordenador Executivo da Política Estadual de Resíduos Sólidos. Atualmente é professor da Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ministrar aulas na FIA, COGEAE-PUC e no PECE-USP. Possui atividades e publicações em Economia Circular, Regulação Ambiental Empresarial, Gestão de Resíduos, Produção mais Limpa e Avaliação do Ciclo de Vida.
LINKEDIN

Alexandre Citvaras | Orizon (tbc)

Alexandre Citvaras assumiu o recém-criado cargo de diretor de Novos Negócios e ESG da Orizon Valorização de Resíduos, que chegou recentemente à B3. Com mais de 20 anos de experiência nos setores de meio ambiente, saneamento, resíduos sólidos urbanos e energia renovável em empresas nacionais e multinacionais, o executivo retorna à empresa depois de passagens recentes pela Veolia Brasil e InterCement.
Alexandre terá a missão de ampliar e desenvolver novos projetos ligados às atividades de geração de energia, processos de M&A, projetos green field, industrialização e destinação de resíduos sólidos com investimento em inovação tecnológica.

Mediador Carlos RV Silva Filho |ABRELPE/ISWA

Advogado, pós graduado em Direito Administrativo e Econômico pela Universidade Mackenzie; Diretor Presidente da ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais; Presidente da ISWA - International Solid Waste Association (Associação Internacional de Resíduos Sólidos); Membro do Conselho Editorial do Atlas Global e do Atlas Regional de Resíduos Sólidos da ONU; Coordenador do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil; Autor do livro “Resíduos Sólidos: o que diz a lei”.

Renata Rocha |Firjan

Mestre em Comunicação (UFF) e pós-graduada em Gestão Ambiental (UFRJ) com 16 anos de experiência em gestão de sustentabilidade corporativa. Como especialista em sustentabilidade na Firjan, nos últimos anos vem dedicando-se a projetos de aceleração da economia circular em atividades empresariais e políticas públicas, explorando sua experiência em advocacy, gestão de riscos e reputação corporativa. Atua ainda como expert e representa o Brasil em working group da ISO para elaboração de norma técnica internacional sobre medição e avaliação de circularidade. 
LINKEDIN