Do fim ao começo: a reciclagem transformando vidas

Compartilhe:

Como o fim da vida útil das embalagens pode ser o começo da transformação da vida de pessoas que trabalham com a reciclagem e tbm o começo da vida útil de novos produtos que geram renda para industrias recicladoras.

 

Público: Sociedade, Poder Público, ONGs, Universidades e Comunicadores

Oferecimento | Tetra Pak

 

INSCRIÇÃO

QUANDO

Quarta-feira, 08 de Setembro de 2021, 15:15
Marcar na agenda

INTEGRANTES DESTA LIVE

Valéria Michel | Tetra Pak Brasil e Cone Sul

Valeria Michel assumiu a liderança da área de Meio Ambiente da Tetra Pak em 2016, após 15 anos de atuação na empresa. É formada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e possui especialização em Gestão Ambietal pela Unicamp. Antes de ingressar na Tetra Pak, trabalhou em empresas como General Motors e Crosfield, uma filial brasileira do grupo ICI. Em 2020, assumiu a presidência da ONG CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), uma entidade sem fins lucrativos para promoção da coleta seletiva e reciclagem no Brasil.
LINKEDIN

Mediadora Roberta Jansen |O Estado de S. Paulo

Jornalista especializada em temas de ciência, saúde e meio ambiente, Roberta Jansen já trabalhou em O Globo e na Globonews. Atualmente é repórter da sucursal do Rio do Estadão.

Rodrigo Creato | NBR Plásticos de Engenharia

Diretor Industrial da NBR Plásticos de Engenharia, empresa do segmento de reciclagem de materiais plásticos, poliolefinas e materiais de engenharia. Mestrado em Engenharia Mecânica - Unicamp - 2005; Graduação em Engenharia Mecatrônica -      2002;  20 anos de experiência e conhecimentos nas áreas de Engenharia Industrial, formulação e reciclagem de Polímeros, Instalações Industriais e Desenvolvimento de máquinas para reciclagem, Gestor de área industrial, englobando: Produção, Manutenção, PCP, Logística, Qualidade, HS&Q e Laboratório.  Responsável por formulação de materiais reciclados pós consumo e/ou pós industria; Desenvolvimento de grãos especificos de compostagem oriundo do Polialuminio (caixinhas de leite da Tetra Pak) PEBD + Al.

Patricia Rosa | Cataki

Coordenadora do Cataki, é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e membro da ISWA (The International Solid Waste Association) desde 2017, onde foi coordenadora do Young Professionals Group da ISWA no Brasil (YPG Brasil) até março deste ano. Consultora técnica em gestão de resíduos desde 2019, fez parte da equipe técnica da ABRELPE na elaboração do Plano Nacional de Resíduos Sólidos – PLANARES e elabora Planos de Gerenciamento de Resíduos (PGRS) para grandes geradores no município de São Paulo. Foi secretária executiva e consultora no Instituto Brasileiro de Resíduos Sólidos – (Instituto PNRS), onde atuou em projetos na área de gestão de resíduos e foi revisora da segunda edição do livro “Código dos Resíduos”. Desenvolveu e atuou em um projeto voltado à Gestão de Resíduos e educação ambiental em condomínios residenciais durante 4 anos, onde também trabalhou como consultora e educadora ambiental na Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis – RECIFAVELA, desenvolvendo projetos de educação ambiental, palestras, gestão e gerenciamento de resíduos e controle e melhoria contínua em serviços ambientais.
LINKEDIN