Despoluir é necessário. Manter o Rio Pinheiros limpo é obrigação de todos

Compartilhe:

Até o final do ano de 2022, o Rio Pinheiros será despoluído. Não é a primeira vez que Você ouve sobre esse assunto. O que diferencia o projeto é que não se trata só de obra de engenharia, é sobre a integração de saneamento, manutenção, revitalização e educação socioambiental. Os benefícios são enormes, afinal as experiências internacionais comprovam que os rios urbanos limpos provocam significativas melhorias na qualidade de vida da população. Despoluir é a primeira etapa, precisamos entender que a responsabilidade de manter os cursos de água limpos é de todos. Neste painel, os nossos convidados nos apresentarão uma nova forma de olhar para o Rio Pinheiros.

 

Público: Setor privado, ONGs, Universidades e Comunicadores

Oferecimento | Sabesp

 

INSCRIÇÃO

QUANDO

Quarta-feira, 15 de Setembro de 2021, 15:15
Marcar na agenda

INTEGRANTES DESTA LIVE

Mediadora Synara Broch |ABRhidro

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2008). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Geografia (FAENG), colaboradora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – gestão 2020-2021. Representante das Organizações Técnicas no Conselho Nacional de Recursos Hídricos onde exerce a presidência da Câmara Técnica de Planejamento e Articulação. Representante das Organizações de Ensino e Pesquisa no Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul. Atuação em Políticas Públicas, com ênfase em Planejamento e Gestão Integrada de Recursos Hídricos, Planejamento e Gestão Ambiental, Recursos Hídricos Transfronteiriços, Educação Ambiental, Direito Ambiental.

Andrea Ferreira |SABESP

Gerente de Planejamento e Controle de Projetos Especiais da Sabesp. Desde 2007, responsável pela coordenação do planejamento do Projeto Tietê, principal programa de investimentos em infraestrutura de esgotamento sanitário na região metropolitana de São Paulo e considerado um dos maiores programas de saneamento do Brasil. O programa vem sendo realizado desde 1992 pela SABESP, e já investiu US$ 3,1 bilhões, com financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, com apoio do BNDES e Caixa Econômica Federal. Desde 2019, atua também no Programa Novo Rio Pinheiros, que visa a despoluição do rio Pinheiros até 2022.

Thiago Vinicius |Solano Trindade

Produtor cultural do Campo Limpo periferia da Zona Sul de São Paulo. Empreendedor Social, liderança comunitária tem em seu portfólio as principais tecnologias sociais que envolvem geração de renda, desenvolvimento local, negócios sociais e startups focadas em desenvolver serviços e produtos que dialogam com a qualidade de vida do morador da favela.  Agência Popular Solano Trindade tem coworking dedicado aos empreendedores da periferia, a casa ainda abriga exposições e mostras artísticas. Atua nas pautas da Tecnologia Social, Inovação, Juventude, Alimentação, Economia Solidária e Inovação Social.

José Bueno |Rios e Ruas

José Bueno. 61 anos. Arquiteto e Urbanista pela FAUUSP. Fundador do Instituto Harmonia, Educação e Sustentabilidade. Mestre na arte Aikido. Facilitador e palestrante no Brasil e no exterior. TEDx Speaker. Colaborador em jornadas de desenvolvimento de lideranças e programas de educação corporativa em inúmeras empresas e Universidades. Seu trabalho contribui com indivíduos, famílias, educadores e líderes integrando a experiência sensorial ao processo cognitivo para o desenvolvimento de uma consciência sistêmica. É um dos criadores de RIOS e RUAS que promove e inspira inúmeras ações para milhões de pessoas descobrirem, verem e desejarem nossos rios limpos e livres.
LINKEDIN

Vinicius Saraceni | Atina Educação / Nosso Rio Pinheiros

Empreendedor social e fundador da Atina, é responsável pela modelagem e implementação de movimentos internacionais e políticas públicas em educação. Luta para que haja mais significado no processo de ensinar e aprender, e assim, garantir que a educação faça ainda mais sentido para a vida. Mais de 1 milhão e trezentas mil crianças e jovens já foram impactadas por estas ações no Brasil, México, Argentina e Colômbia.