Palestra William McDonough - Do Berço ao Berço na Economia Circular | Projetando para Abundância no Mundo pós-COVID

Compartilhe:

Palestra seguida de debate com um dos criadores do conceito de Economia Circular para o planeta, o arquiteto norte-americano William McDonough, coautor do livro “Cradle to Cradle”  (Do Berço ao Berço), que propõe eliminar o conceito de resíduos, transformando todo o material descartado em nutriente para a natureza (biológico) ou para a indústria (técnico).

ASSISTIR COM ÁUDIO ORIGINAL

Oferecimento | Braskem

QUANDO

Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020, 14:00
Marcar na agenda

INTEGRANTES DESTA LIVE

William McDonough

William McDonough é CEO da McDonough Innovation e um líder mundialmente reconhecido em desenvolvimento sustentável. Ele é o fundador dos arquitetos William McDonough + Partners e MBDC, criadores do programa de produtos Cradle to Cradle Certified ™.
McDonough foi coautor de Cradle to Cradle: Remaking the Way We Make Things (2002) - amplamente reconhecido como um texto seminal dos movimentos de design de sustentabilidade e economia circular. Em 2019, a revista Fortune o nomeou um dos 50 maiores líderes do mundo e a revista Time o reconheceu como um "Herói do Planeta", observando: "Seu utopismo é baseado em uma filosofia unificada que - de maneiras demonstráveis e práticas - está mudando o design do mundo. ”
LINKEDIN

Fabiana Quiroga Garbin |Braskem América do Sul

Diretora de Economia Circular da Braskem. Executiva com mais de 18 anos de experiência na Indústria Petroquímica, assumiu a diretoria dos Negócios de Economia Circular na Braskem S.A. em outubro de 2017, com o objetivo de liderar a estratégia global de Economia Circular, com foco no desenvolvimento da cadeia de reciclagem, para produção de resinas recicladas de PE e PP com qualidade e rastreabilidade na América do Sul, ampliando o nosso portfólio de soluções sustentáveis e inovadoras, o mercado e  novas aplicações para valorização dos reciclados. É presidente do Conselho Diretivo da Plastivida, organização sem fins lucrativos que objetiva coordenar ações junto aos diversos elos da cadeia do plástico, para valorização da imagem, conscientização do uso e descarte adequado dos resíduos plásticos. Formada em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo/SP, é pós graduada em Direito Trabalhista e Contratual pela PUC/SP.
LINKEDIN

Sérgio de Freitas Monforte |CNI

Especialista em Políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria. Mestre em Liderança Estratégica para Sustentabilidade, pela Universidade de Blekinge / Suécia (BTH). Pós-graduado em Gestão para Sustentabilidade, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Dinâmica dos Grupos, pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (SBDG). Bacharel em Administração de Empresas, pela Universidade de Brasília (UnB). Experiência nas áreas de economia circular, compras sustentáveis, responsabilidade social corporativa, comércio justo, meio ambiente e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Atualmente representa o setor industrial nas áreas de meio ambiente e sustentabilidade em conselhos temáticos e coordena a agenda de Economia Circular da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
LINKEDIN

Carlos Silva Filho |ABRELPE

Diretor Presidente da ABRELPE. Vice Presidente da ISWA. Membro do Conselho Editorial do Atlas Global e do Atlas Regional de Resíduos Sólidos da ONU. Membro do Conselho Diretivo da Coalizão pelo Fim dos Lixões, coordenada pela ONU junto a países da América Latina e Caribe. Autor do livro “Resíduos Sólidos: o que diz a lei” e de diversos artigos sobre o tema.
LINKEDIN

Mediador Emanuel Alencar

Jornalista e assessor de Sustentabilidade do Museu do Amanhã. Carioca, formou-se em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2006. Tem pós-graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Atualmente é assessor de Sustentabilidade do Museu do Amanhã, onde atua na elaboração de exposições, atualização da exposição principal e organização de palestras e eventos. Com experiência de 14 anos em jornais impressos – como “O Fluminense” e “O Globo” – atua como freelancer no projeto #Colabora e no portal ((o))eco.
LINKEDIN