Por que organizar uma Virada Sustentável São Sebastião - Ilhabela?
Por que organizar uma Virada Sustentável São Sebastião - Ilhabela?

Quer compartilhar?


Por que organizar uma Virada Sustentável São Sebastião - Ilhabela?

Os municípios de São Sebastião e Ilhabela, no litoral norte paulista, compartilham os mesmos desafios para seu desenvolvimento sustentável, bem como suas maiores riquezas naturais. Por isso, decidiram organizar juntos sua versão da Virada Sustentável.

Seus maiores desafios se concentram no canal marítimo de 30Km de extensão, que une (e separa) as duas cidades. Ali fica o Porto de São Sebastião, cuja expansão, se não for feita de maneira adequada, pode comprometer a biodiversidade e a vocação turística de toda a região. O canal é ponto de partida para a Semana de Vela de Ilhabela, principal evento para velejadores na América Latina. É nesse canal que São Sebastião abriga o maior terminal petrolífero do país, que lhe rende impostos e royalties pagos pela Petrobras. Já Ilhabela recebe a maior parte dos royalties da bacia do pré-sal no estado de São Paulo. Assim, de um lado do canal, há a ameaça constante de vazamentos. Do outro, o desafio de utilizar todos esses recursos financeiros de maneira sustentável. Cruzando o canal a cada meia hora, o serviço de balsas administrado pela DERSA é o cordão umbilical da Ilha com São Sebastião e daí com o resto do país.

A natureza exuberante é a maior riqueza dessas duas cidades, materializada em suas florestas e suas praias. E por uma incrível coincidência, ambas tem praias e florestas exatamente na mesma proporção. O Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar tem 26.268 hectares, e o Parque Estadual de Ilhabela, 27.000 hectares. Para completar o rol de coincidências, os dois municípios possuem o mesmo número de praias: 36 em Ilhabela e 36 em São Sebastião -pelo menos segundo a Wikipedia.

A Virada Sustentável São Sebastião -  Ilhabela terá uma série de rodas de conversa sobre temas chave relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, além de atividades culturais, esportivas e de convivência girando em volta dessas rodas e potencializando esses diálogos. Nas balsas, que cruzam o canal a cada 30 minutos, ações inspiradoras pretendem lembrar a todos a profunda ligação que une o destino dessas duas cidades.

Os temas das rodas de conversa são os seguintes: Mobilidade,  Economia Criativa, Água, Resíduos, Cenários Futuros e Vida e Sociedade no século 21. Seu objetivo é transcender o espaço da Virada, criando uma comunidade permanente de pessoas, ONGs, empresas e gestores públicos envolvidos com cada um desses temas tema.

Desde já estamos convidando a todos para (a) inscrever um projeto, (b) apoiar a Virada ou (c) ser um voluntário.

Venha construir a Virada Sustentável São Sebastião - Ilhabela você também!