O que é a Virada Sustentável Porto Alegre?
O que é a Virada Sustentável Porto Alegre?

Quer compartilhar?


O que é a Virada Sustentável Porto Alegre?

Conheça os objetivos da Virada Sustentável Porto Alegre 2018

A cidade de Porto Alegre vai receber a 3ª edição da Virada Sustentável Porto Alegre vai acontecer de 06 a 08 de abril de 2018. Nessa edição, os temas abordados são a redução das desigualdades sociais, a educação de qualidade, as cidades sustentáveis, o consumo responsável, a água potável e o saneamento, a paz, a justiça e as instituições eficazes, e a colaboratividade.

As realizações da Virada Sustentável em todo o Brasil são inspiradas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. Esses objetivos representam hoje a melhor tradução do que é a sustentabilidade, trazendo esse conceito de forma clara para a sociedade e revelando sua natureza transversal nas mais diversas áreas do conhecimento humano. 

Cada tema da Virada Porto Alegre 2018 está relacionado com um ou mais objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU e foram escolhidos colaborativamente com o Conselho Consultivo do festival, composto por representantes de diversos setores da cidade de Porto Alegre.

A primeira edição da Virada Porto Alegre ocorreu em 2016 e mobilizou mais de 50 mil pessoas, que participaram de atividades como shows, seminário, remada, skate, pedalada e oficinas. Também foram recolhidas quase três toneladas de lixo eletrônico e 315 litros de óleo de cozinha foram encaminhados para reciclagem. Na primeira edição também foi realizado o Prêmio Boas Ideias de Sustentabilidade, que reconheceu importantes iniciativas inovadoras e sustentáveis desenvolvidas em Porto Alegre e cidades vizinhas (confira os selecionados clicando aqui). As iniciativas vencedoras participam da Virada 2017 dentro do Seminário Boas Ideias de Sustentabilidade e da Feira de Empreendedorismo Inovador, que será realizada na Associação Cultural Vila Flores.

 Conheça os temas de 2018

ODS 1 - ERRADICAÇÃO DA POBREZA e ODS 10 - REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES - Palavras-chave: cidadãos invisíveis, desigualdade econômica, violência, falta de diálogo.

ODS 4 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE - Palavras-chave: educação básica, educação para protagonismo, autoconhecimento, formação de cidadão ativos e responsáveis, educação para desenvolvimento sustentável, educação superior, cursos de extensão, cursos/escolas alternativas.

ODS 11 - CIDADES E COMUNIDADE SUSTENTÁVEIS - Palavras-chave: Ciclovias, parques, árvores.

ODS 12 - CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS - Palavras-chave: Empreendedores, feiras, brechós, orgânicos, etc.

ODS 14 - VIDA NA ÁGUA e ODS 6 - ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO - Palavras-chave: arroios, rios, delta do jacuí, esgoto, nascentes e orla do guaíba.

ODS 16 - PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES - Palavras-chave: violência, corrupção, instituições públicas ineficazes e injustiça.

ODS 17 - PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO - Palavras-chave: lideranças ambientais históricas; habilidade de estabelecer redes.

 

O que significa ser um evento sustentável?

Missão

A Virada Sustentável tem como missão difundir e ampliar a informação sobre sustentabilidade na sociedade, utilizando arte e atividades lúdicas como principais ferramentas, inspirando as pessoas a enxergarem na sustentabilidade um valor coletivo.

Visão

Acreditamos que a sustentabilidade pode ser alegre e inspiradora. E que essa abordagem representa um apelo importante para que pessoas, organizações e instituições atuem na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.

Valores

  • Respeito à diversidade local
  • Apartidária e independente de grupos políticos, religiosos ou interesses econômicos.
  • Transparência
  • Horizontalidade: estimulo à participação coletiva inclusive na criação de conteúdo e definição das ações/transversalidade
  • Democratização e acessibilidade
  • Qualidade: no formato, nos conteúdos apresentados, na produção executiva, no planejamento
  • Propósito