O que é a Virada Sustentável Porto Alegre?
O que é a Virada Sustentável Porto Alegre?

Quer compartilhar?


O que é a Virada Sustentável Porto Alegre?

De 30 de março e 02 de abril de 2017, a cidade de Porto Alegre recebe a 2ª edição da Virada Sustentável, reunindo diversas atrações e atividades que serão realizadas simultaneamente em diferentes locais e em quatro ecopontos principais da Capital Gaúcha: a Casa de Cultura Mario Quintana, a Associação Cultural Vila Flores, o Parque da Redenção e o SESC Campestre. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Este ano as principais temáticas abordadas no evento serão: Empreendedorismo e Inovação Sustentável, Educação para Sustentabilidade, e Ecogastronomia e Alimentação Saudável. Ações colaborativas de mobilização e educação ambiental, mostra de filmes, esportes, oficinas, shows e espetáculos teatrais, artes visuais e feiras de inovação e gastronomia, estão entre as atividades que vão tratar de temas como qualidade de vida, biodiversidade, resíduos, água, cidadania, mobilidade urbana e mudanças climáticas, além de potencializar a discussão sobre a importância da economia em negócios sustentáveis. Diferentes projetos e iniciativas que buscam valorizar e dar visibilidade à promoção da sustentabilidade também estarão na programação.

Quatro encontros estão sendo organizados para debater temas pertinentes para compreender o conceito de sustentabilidade e todas as suas formas de desenvolvimento e aplicação: Seminário Educação e Sustentabilidade, Seminário Marcas Sustentáveis, Seminário Boas Ideias de Sustentabilidade e Contaí! O objetivo maior é proporcionar uma reflexão sobre os impactos das mudanças climáticas, éticas, culturais, educacionais e empresariais e desenvolver novas formas comportamentais e produtivas, menos agressivas e danosas ao Planeta.

A programação completa será divulgada em breve.

A primeira edição da Virada Porto Alegre ocorreu em 2016 e mobilizou mais de 50 mil pessoas, que participaram de atividades como shows, seminário, remada, skate, pedalada e oficinas. Também foram recolhidas quase três toneladas de lixo eletrônico e 315 litros de óleo de cozinha foram encaminhados para reciclagem. Na primeira edição também foi realizado o Prêmio Boas Ideias de Sustentabilidade, que reconheceu importantes iniciativas inovadoras e sustentáveis desenvolvidas em Porto Alegre e cidades vizinhas (confira os selecionados clicando aqui). As iniciativas vencedoras participam da Virada 2017 dentro do Seminário Boas Ideias de Sustentabilidade e da Feira de Empreendedorismo Inovador, que será realizada na Associação Cultural Vila Flores.

 

O que significa ser um evento sustentável?

Missão

A Virada Sustentável tem como missão difundir e ampliar a informação sobre sustentabilidade na sociedade, utilizando arte e atividades lúdicas como principais ferramentas, inspirando as pessoas a enxergarem na sustentabilidade um valor coletivo.

Visão

Acreditamos que a sustentabilidade pode ser alegre e inspiradora. E que essa abordagem representa um apelo importante para que pessoas, organizações e instituições atuem na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.

Valores

  • Respeito à diversidade local
  • Apartidária e independente de grupos políticos, religiosos ou interesses econômicos.
  • Transparência
  • Horizontalidade: estimulo à participação coletiva inclusive na criação de conteúdo e definição das ações/transversalidade
  • Democratização e acessibilidade
  • Qualidade: no formato, nos conteúdos apresentados, na produção executiva, no planejamento
  • Propósito