Marcas Sustentáveis
Marcas Sustentáveis

Marcas Sustentáveis

PROGRAMAÇÃO DOS SEMINÁRIOS

A Virada Sustentável promove quatro diferentes seminários nesta edição de 2017 em Porto Alegre:

A seguir você verá detalhes da programação do “Marcas Sustentáveis”. Neste seminário, será necessária inscrição prévia.

Inscreva-se aqui

SEMINÁRIO MARCAS SUSTENTÁVEIS

O seminário abordará como podemos gerar impacto positivo na sociedade através da força dos negócios criando valor compartilhado para as marcas e para a sociedade. O tema será abordado em dois painéis. O primeiro painel terá quatro Empresas B contando como elas conseguem manter a lógica de geração do lucro sem gerar desigualdade e deterioração do meio ambiente. Já o segundo contará com três reconhecidas empresas da área de inovação e tecnologia, falando sobre geração de impacto socioambiental positivo através de projetos e processos ligados aos seus negócios.

DATA e LOCAL:

DIA 30/3 – UNISINOS – NOVO CAMPUS POA

(Avenida Nilo Peçanha, 1640 – Petrópolis – Porto Alegre | estacionamento no local)

Quinta-feira, 30/3, das 9h às 13h

CURADORES:

Camila Luconi Viana Mestre em Gestão e Negócios pela Unisinos e pela Universidade de Poitiers na França. O foco da sua dissertação foi sustentabilidade e cooperativismo. Possui dois MBAs pela FGV, um em Finanças e Controladoria e outro em Meio Ambiente e Sustentabilidade. É administradora com Ênfase em Gestão para Inovação e Liderança pela Unisinos. Foi voluntária na Ong Net Impact de Porto Alegre durante 5 anos. Atuou por 9 anos em multinacionais como Carrier e Thyssenkrupp Elevadores, nesta última como coordenadora de sustentabilidade. É atualmente assessora técnica de Sustentabilidade da Fundação Sicredi.

Gustavo BorbaPossui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela UFRGS (1998), doutorado em Engenharia de Produção pela UFRGS (2005), especialização em Design Estratégico pela Unisinos (2008) e pós-doutorado na Escola de Educação do Boston College (2012). Atualmente, é professor do programa de pós-graduação em design e diretor da unidade de graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Tem experiência na área de processos de Design e Inovação, Design estratégico e novas práticas de ensino e aprendizagem.

Tomás de LaraColíder Sistema B Brasil (Empresas B), cofundador da Goma (ecossistema e espaço colaborativo de empreendedores sociais), cofundador do Colaboramerica (1º Festival Internacional de Novas Economias da América Latina), iniciador do Rio+B (coalizão de organizações envolvidas em avaliar o impacto socioambiental das empresas no Rio de Janeiro), tecelão de redes de organizações de impacto positivo e professor em cursos de inovação social no Brasil e outros países, Tomás é administrador de empresas, com máster em comunicação digital, especialista em economia colaborativa e sustentável e conselheiro do Instituto Coca-Cola Brasil.

9h – Abertura Oficial da Virada Sustentável

09h15

Introdução Sustentabilidade e criação de valor compartilhado através dos negócios

Camila Luconi Viana

9h30 às 11h

Empresas B: como uma causa dá origem a um negócio?

Mediador: Tomás de Lara

Participantes

Alexandre Borges – Mãe Terra (SP)

http://www.maeterra.com.br/

Formado em administração de empresas pelas FGV-SP, é CEO e sócio da Mãe Terra, empresa líder no segmento de produtos naturais e orgânicos no Brasil. Começou sua carreira na MasterCard International nos EUA, trabalhando depois na consultoria A. T. Kearney. Iniciou sua trajetória como empreendedor na Flores Online, empresa líder em e-commerce de flores no Brasil, adquirida pela norte-americana 1800 Flowers. Fundou a empresa de comunicação Significa, adquirida pelo grupo norte-americano Edelman em 2010. É professor do curso de “Empreendedorismo e Novos Negócios” no GVpec da FGV-SP desde 2008.

Amon Pinto – Zebu Mídias Sustentáveis (RJ)

http://zebumidias.com.br/

Sócio fundador da Zebu Mídias Sustentáveis (2010), empresa de design e sustentabilidade com certificação internacional de impacto socioambiental positivo – Sistema B (2014), e membro do CE100Brasil – Uma iniciativa da Ellen MacArthur Foundation para a economia circular. Responsável pela execução e gerência de mais de 60 projetos focados em ecodesign, design de experiência e branding. Amon é cofundador e membro atuante da Goma (2013), associação de empresas nas áreas de negócios sociais e colaborativos. Formado em Design Gráfico pela PUC-Rio (2012) com ensino adicional em Empreendedorismo. Pós-graduado em Gestão Ambiental pela Escola Politécnica da UFRJ em parceria com o Instituto PNUMA (2015).

Bruno Temer – Matéria Brasil (RJ)

http://materiabrasil.com.br/

Bruno Temer, 34 anos, designer formado pela ESDI- UERJ, engenheiro ambiental e mestre na área de Engenharia de Materiais e Processos Produtivos. Vê no design uma ferramenta fundamental para gerar soluções inovadoras para os atuais problemas ambientais e socioeconômicos enfrentados. Sócio fundador da FibraDesign/ MateriaBrasil, constantemente em busca de formas inovadoras de gestão de pessoas e conhecimento, acredita que as ideias são coletivas e só serão eficientes e eficazes em seus propósitos se forem compartilhadas e disseminadas. Em 2013, foi um dos 54 sócios fundadores da Goma, uma associação de empreendedores, com gestão horizontal e circular, que tem como pilares: inovação social, economia circular e trabalho em rede.

Gabriel Longo – Recicladora Urbana (SC)

http://www.recicladoraurbana.com.br

Gerente da filial sul da Recicladora Urbana no Brasil, empresa especializada em gestão de resíduos eletrônicos. B certificada, a empresa foi por dois anos consecutivos como “Best for the World” nas categorias “Melhores Práticas em Comunidade” e “Melhores Práticas em Meio Ambiente”.

11h às 11h30 – Coffee Break

11h30 às 13h

Como empresas reconhecidas estão inovando para resolver problemas da sociedade

Mediador – Camila Luconi Viana

Participantes

Jorge Soto – Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem (SP)

Desde 2009, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem SA, a maior produtora de polímeros das Américas e a maior produtora de biopolímeros do mundo. Desde 2011, líder do Grupo de Advocacy de Energia e Mudanças Climáticas do ICCA (International Council of Chemical Associations). Desde 2013, co-presidente do Comitê Técnico da ISO para o desenvolvimento da Norma Internacional de Compras Sustentáveis (ISO 20400). Desde abril de 2016, membro do Comitê Consultivo da Coalizão para Liderança em Precificação de Carbono, iniciativa do Banco Mundial. Desde agosto de 2016, professor do Curso de Mestrado Professional em Gestão Competitiva com ênfase em Desenvolvimento Sustentável da Fundação Getúlio Vargas. Presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global em 2013 e 2014. Diretor de Saúde e Segurança da Vale SA, empresa líder mundial em produção de minério de ferro, de 2006 a 2009. Entre 1985 e 2006, Jorge Soto trabalhou em diferentes posições, como engenheiro de Processos, engenheiro de Desenvolvimento de Processos, Controle da Qualidade, Gestão da Qualidade, Gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente em diversas empresas químicas no Brasil. Engenheiro Químico (1985) pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Mestre em Engenharia Química (M. Sc.) (1994) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. MBA (1998) pela Universidade do Estado de São Paulo, Brasil, e Ph.D. em Planejamento Ambiental (2007) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Marta Saft Valli (RS) – Diretora jurídica e lead de Recrutamento ThoughtWorks.
Formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unisinos e pós-graduada em Direito Empresarial pela UFRGS, integra a ThoughtWorks Brasil há 4 anos, onde atua como diretora jurídica e lead de Recrutamento.

Jonathan B. Colombo – Gerente de Cidadania Corporativa da IBM Brasil
Gerente da área responsável pelo investimento social da empresa, pautado principalmente em construção de parcerias que possam contribuir para o fortalecimento de organizações sociais.
Com experiência profissional de mais de 15 anos, sendo sete deles dedicados à sustentabilidade e à responsabilidade social, Jonathan acumula passagens por diferentes setores, como o financeiro, de energia e entretenimento. De 2010 a 2012, esteve no Canadá, onde atuou como consultor de desenvolvimento sustentável e líder de projetos de pesquisa sobre responsabilidade social empresarial. Lá, foi vencedor do Ambassador Challenge e do CitizenAct, competições sobre responsabilidade socioempresarial. No retorno ao Brasil, trabalhou como especialista em desenvolvimento sustentável para o Itaú Unibanco e foi gerente da área de Sustentabilidade e Responsabilidade Social para o Banco Votorantim. É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, possui MBA pela Universidade de São Paulo – USP e mestrado em Sustentabilidade pela HEC Montréal do Canadá.

Quer compartilhar?