Está chegando a Virada Sustentável Porto Alegre 2019

Virada Sustentável Porto Alegre terá como temas a redução das desigualdades sociais, consumo consciente, saúde e bem-estar, parcerias, igualdade de gêneros e mudanças climáticas.

Dias 05, 06 e 07 de abril, a cidade de Porto Alegre vai receber a 4ª edição da Virada Sustentável. Serão inúmeras atividades como oficinais, espetáculos de dança, teatro e música, rodas de conversa, atividades infantis, de bem-estar, ecogastronomia, cinema, fotografia, seminário, performances, palestras e exposições.

As atividades estarão dentro da temática dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), que visam transformar o mundo através de ações para erradicar a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

Promovido pelo Instituto Virada Sustentável, com patrocínio da Braskem, via Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, e realização Virada Sustentável Porto Alegre, o evento irá ocupar diversos espaços da capital. Mais de uma centena de atrações e atividades serão realizadas simultaneamente em diferentes locais e em quatro Ecopontos principais da Capital Gaúcha: a Casa de Cultura Mario Quintana, a Associação Cultural Vila Flores, o Parque da Redenção e a Praça Júlio Mesquita (em frente ao Gasômetro e a Orla do Guaíba). Também terão atividades que vão acontecer em outros locais e regiões descentralizadas de Porto Alegre.

Nesta edição, cada Ecoponto vai tratar de um tema distinto, e as atividades serão distribuídas nos locais conforme a sua abordagem:

Casa de Cultura Mario Quintana - levando em conta o ODS 5 - Igualdade de Gênero, este Ecoponto vai abrigar atividades culturais e educativas de diferentes linguagens, apresentadas única e exclusivamente por mulheres, que correspondam a qualquer um dos 17 ODS;

Vila Flores - vai apresentar as atividades de grupos, coletivos, artistas e oficineiros que se enquadrem no ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis e no ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação;

Redenção - neste Ecoponto serão realizadas as atividades com temáticas gastronômicas e infantis e as que são alusivas ao tema da redução das desigualdades sociais (ODS 10);

Praça Júlio Mesquita e Orla do Guaíba - as atividades realizadas nestes locais vão abordar as mudanças climáticas (ODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima), como a exposição de percurso sobre os ODS.

Virada Sustentável Porto Alegre 2019

Quando: dias 05, 06 e 07 de abril

Locais: Casa de Cultura Mario Quintana, a Associação Cultural Vila Flores, o Parque da Redenção e a Praça Júlio Mesquita (em frente ao Gasômetro e a Orla do Guaíba) entre outros.

Quer compartilhar?