CHAMADA EXTRAORDINÁRIA PARA PROJETOS DE ARTES VISUAIS

A Virada Sustentável POA reabriu o seu Edital de Chamamento para a Exposição “Os ODS da VIRADA POA”, a se realizar na próxima edição do evento, em abril. A primeira chamada teve número insuficiente de candidaturas.

Observação importante: aqueles que já haviam se inscrito nesta modalidade no Edital com inscrições encerradas em 21/01/2019, poderão reinscrever-se ou solicitar a manutenção da inscrição anterior. A Comissão Organizadora consultará um por um os já inscritos no email de contato indicado.

******Leia atentamente os termos desta seleção antes de enviar a sua candidatura e proposta. Você pode inscrever individualmente o seu projeto ou de seu coletivo de artistas, grupo ou movimento.

Observe primeiro que esta seleção é para obras de intervenção artística em SUPORTE PRÉ-DEFINIDO (veja as características e formato no anexo).

Haverá um cachê para os artistas (valor a ser definido) e uma ajuda de custo para a execução do projeto de intervenção artística.

- OBJETO PRINCIPAL DESTA CHAMADA: selecionar 5 artistas ou coletivos de artes visuais (formais ou informais, formados especial e exclusivamente para esta proposta ou já existentes) para que desenvolvam projetos de intervenção artística em suporte pré-definido. Estes suportes serão expostos na Orla Moacyr Scliar, em Porto Alegre, durante a 4ª. Edição da Virada Sustentável POA.

Temas das intervenções (cada obra terá como referência temática um dos ODS indicados abaixo). Observação: esta referência deverá ser indicada na proposta a ser enviada:

ODS 5 - IGUALDADE DE GÊNERO - Palavras-chave: igualdade de gênero; empoderamento de mulheres e meninas; direitos das mulheres, mulheres em cargos de liderança, diferença salarial, violência doméstica.

ODS 10 - REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES - Palavras-chave: desigualdade étnica, racial, religiosa, econômica; violência; imigrantes e refugiados.

ODS 12 - CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS - Palavras-chave: empreendedorismo, feiras, brechós, orgânicos, negócios sociais, economia circular, negócios locais, matéria prima sustentável, trabalho justo.

ODS 13 - AÇÃO CONTRA MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA - Palavras-chave: redução do desmatamento, preservação de florestas, agricultura de baixo carbono, mobilidade sustentável, gestão de resíduos, energias renováveis, mercado de carbono, acordo de paris.

TODOS OS ODS – OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO MILÊNIO – Parte da Agenda 2030 da ONU. Ao todo, são 17 ODS. Um dos suportes tem este conjunto de metas como temática de referência para as intervenções.

A intervenção artística é livre, permitindo-se o uso dos mais diversos materiais e técnicas de artes visuais, mas devem ser inspiradas ou refletirem os temas acima. Os suportes para as intervenções serão instaladas em tubos de ferro galvanizado, com esferas em metalon, conforme layout abaixo.

Descrição de cada estrutura: 

Suporte em tubos cilíndricos de 5,50m de comprimento que dará sustentação a uma estrutura de 12 lados removíveis de 60 cm cada, medindo 1,60m no total, sendo fixada em eixo com rolamentos para giro de 360º num ângulo de 45 graus.

O público poderá fazer girar a estrutura hexagonal, visualizando todos os lados da peça.

Cada "polígono’’ que compõe o hexágono será removível possibilitando que os artistas construam suas obras com posterior fixação na estrutura.

As estruturas serão pintadas de preto fosco na sua base.

Material utilizado:

Metalon 15x15; Metalon 30x50 para base de apoio; Tubos 3 polegadas para eixos; Rolamentos para rolagem do pentágono; pinos de fixação entre eixos; chapas metálicas de nivelamento da base; fita dupla face de exterior; chapas de PVC 3mm; pintura PU cor preto.

ArtesVisuais

REGRAS PARA A INSCRIÇÃO

Observe bem como fazer sua inscrição:

1 – Primeiramente, formule sua proposta, organize-a o melhor possível antes da inscrição, pense, reflita, discuta, defina a técnica artística e quais os materiais que utilizará. Lembre-se que você terá que transmitir sua ideia com clareza.

2 – Desenvolva um layout sobre uma cópia do suporte acima que represente da melhor forma possível o trabalho que você pretende desenvolver.

3 – Prepare o seu email de inscrição. Sim, para se inscrever basta remeter um email para portoalegre@viradasustentavel.org.br com as seguintes informações OBRIGATÓRIAS:

  • Nome e apresentação da organização, grupo ou artista (até no máximo 20 linhas)
  • Insira no máximo 3 links que informem sobre a trajetória artística da organização, grupo, artista ou sobre a obra que pretende desenvolver.
  • Informe seus contatos (telefone e email)

4 – Copie e cole a imagem que você produziu do seu projeto de intervenção artística sob o suporte expositor no corpo do email e anexe um pdf com a proposta (o formato não precisa ser pdf, mas tem que ter imagem).

5- Pronto! Você já pode remeter seu email se candidatando para ser um dos artistas.

Para tirar dúvidas sobre este edital de chamamento e acompanhar a construção da Virada Sustentável Porto Alegre 2019, acompanhe nosso site e nossas páginas no Facebook, Instagram e/ou escreva para portoalegre@viradasustentavel.org.br  para mais informações.

DA APROVAÇÃO

A Comissão Julgadora selecionará os projetos atendendo a três quesitos principais:

  1. relevância e atratividade do conteúdo para o público e qualidade da proposta artística;
  2. aderência aos ODS indicados como referência temática e à proposta da Virada;
  3. capacidade de atendimento das necessidades técnicas dos projetos pela organização da Virada e melhor adaptação ao suporte.

Projetos inscritos em parceria entre duas ou mais organizações também somarão pontos nos critérios de aprovação.

A Virada Sustentável se reserva ao direito de utilizar as formas de contato cedidas na ficha de inscrição para obter mais informações antes de qualquer parecer e a não realizar projetos previamente aprovados caso os mesmos não atendam às exigências já preestabelecidas neste edital ou não cumpram prazos para envio de informações e documentos que serão solicitados no período de contratação.

Após a seleção, os selecionados serão convocados para reunião de alinhamento e para assinatura de contrato de execução do projeto.

Os proponentes não terão acesso à avaliação da comissão julgadora e desta forma não caberá questionamento de qualquer natureza sobre este edital.

Ao final da seleção, todos os proponentes receberão uma notificação sobre seu resultado.

PRAZO

As inscrições seguem até dia 24/02/2019, às 23h59min.

Quer compartilhar?