Boas Ideias de Sustentabilidade
Boas Ideias de Sustentabilidade

Boas Ideias de Sustentabilidade

PROGRAMAÇÃO DOS SEMINÁRIOS

A Virada Sustentável promove quatro diferentes seminários nesta edição de 2017 em Porto Alegre:

A seguir você verá detalhes da programação do “Boas Ideias de Sustentabilidade”.

Neste seminário, não será necessária a inscrição prévia e o acesso se dará por ordem de chegada. Havendo vagas na sala, o acesso será livre a qualquer tempo.

SEMINÁRIO BOAS IDEIAS DE SUSTENTABILIDADE

Participam iniciativas destacadas no Prêmio Boas Ideias, concedido na primeira edição da Virada. Tem por objetivo verificar e debater como essas ideias evoluíram do ano passado até agora, valorizando os sucessos e também os fracassos; inspirando as pessoas para compreenderem os desafios reais que representam empreender nessa área, seja um negócio, um projeto ou até um movimento.

VILA FLORES

São Carlos, 759 – Floresta, Porto Alegre/RS, 90220-120

Galpão do Pátio

Datas e horários:

Sexta-feira, 31/3, das 14h às 17h

Sábado, 1/4, das 9h às 17h

DINÂMICA

  • Cada turno é dividido em dois blocos, com metade das iniciativas do turno em cada bloco. 
  • Cada iniciativa terá no máximo 10 minutos para apresentar sua trajetória, com o seguinte fluxo: “onde estávamos em 2016”, “onde estamos agora”, “como foi o percurso” e “onde queremos chegar daqui pra frente”.
  • Em seguida de cada apresentação, uma banca composta por dois especialistas (Sebrae e Unisinos) debaterá com cada iniciativa sobre seus rumos, objetivos e decisões, com uma abordagem construtiva e positiva.

CURADORES

Antônia Wallig – Pedagoga e mestre em Processos Artísticos Contemporâneos (UDESC). Tem formação complementar em Terapia Artística Antroposófica pela Associação Sagres e Design em Permacultura (PDC) pelo Instituto Sarakura, ambos em Florianópolis. Atua em processos artísticos colaborativos e mediação de grupos nas áreas de arte e educação. É cofundadora do Centro Cultural Vila Flores e desde 2013 atua como gestora cultural da Associação Cultural Vila Flores em Porto Alegre, coordenando e produzindo as atividades que acontecem no espaço.

Coral Michelin – Designer com 16 anos de experiência em áreas da criatividade como design gráfico, publicidade, marketing e artes visuais, trabalhou com diferentes culturas nos Estados Unidos, Inglaterra e Israel, além do Brasil, especificamente no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, onde atualmente reside. No mercado se destaca por seu perfil autônomo e empreendedor, especializada em prestar serviços de design gráfico e editorial, design e produção de eventos e design estratégico para negócios, atendendo principalmente clientes da Economia Criativa. Estudou Gestão Ambiental para desenvolver soluções sustentáveis no campo do design. Mais recentemente se dedica a pesquisar temas relacionados ao Design Estratégico para inovação social e à Economia Criativa, tendo ingressado no Mestrado em Design Estratégico da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em 2015. Sua pesquisa de mestrado busca entender a atuação de organizações colaborativas e suas ações de inovação social; e a forma com a qual o Design Estratégico pode contribuir com essas organizações. Integra o Grupo de Pesquisa Design Estratégico para Inovação Social e Cultural (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2139427033100814) e o SeedingLAB, ambos da Unisinos.

Juliano Forster – Graduado em Direito, mestre em Gestão e Negócios – Linha de pesquisa em Inovação e Sustentabilidade – Brasil e França. Voluntário do projeto RONDON em Rosário do Sul/RS, Cachoeira da Bahia/BA e La Chute (Canadá). Também voluntário da ONG Net Impact como Diretor de Marketing. É executivo da Ong Endeavor, implementando o escritório do RS.
Empreendedor serial em diversas áreas de negócios. Hoje ainda atua com projetos para uso racional da água, casas colaborativas e serviços a empreendedores.

Carlo Franzato – É especialista em design estratégico e professor de design, e decano da Escola da Indústria Criativa da Unisinos. Sua atuação se concentra nos métodos de cocriação voltados para a inovação social e a sustentabilidade.

DEBATEDORES

Cláudia de Salles Stadtlober – Professora e coordenadora do Curso de Administração da Unisinos, coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Social, graduada em administração, mestre em ciências sociais aplicadas e doutora em educação. Atua principalmente nas áreas de gestão de pessoas, gestão social, gestão em saúde e educação no ensino superior.

Gustavo Moreira - Economista com pós-graduação em Finanças Empresariais (FGV-RS). Gestor de Projetos de Inovação no SEBRAE – RS, onde atua desde 2009 na gestão técnica e financeira de projetos junto a empresas de micro e pequeno porte dos mais distintos setores econômicos, além de incubadoras e Parques Tecnológicos. Envolvido no ecossistema de inovação, é responsável pela ideação e execução de desafios tecnológicos nas áreas de robótica, games, automação, tecnologia assistiva, moda, entre outros, além de mentor e jurado em eventos de tecnologia, como Startup Weekend, Inovativa Brasil etc.

Aurélia Adriana de Melo - Pernambucana, mora há 17 anos em Porto Alegre. É Engenheira Mecânica e mestre em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP.  Doutora em Administração (Gestão da Inovação) e Especialista em Gestão da Produção pela UFRGS. Atualmente é professora da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos e membro do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação. Presta Assessoria aos incubados na UNITEC e atua no Grupo de Pesquisa sobre dinâmica da inovação (GDIN), investigando a temática da Universidade Empreendedora. Integra o Comitê de Inovação do PGQP e participa do Programa Academia do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), organização da sociedade civil, sem fins de lucro, que atua na articulação de líderes e no fomento de iniciativas transformadoras, capazes de gerar impacto social positivo na população de baixa renda.

Carlos Eduardo de Souza Aranha – Gestor da UNITEC – Unidade de Inovação e Tecnologia da Unisinos e responsável pelo processo de incubação de startups do TECNOSINOS. Formado em Engenharia de Plásticos, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, acredita no empreendedorismo como mecanismo de mudança.

Sexta, 31/3, das 14h às 17h

Primeira Rodada de Debate

Debatedor Aurélia Adriana de Mello

Coordenador Juliano Forster

Participantes

  1. São Judas Sustentável
  2. ECOPOÉTICA: Arte e Sustentabilidade em Intervenções Urbanas
  3. Programa Envolva-se
  4. Tinta à base de Isopor® e Casca de Frutas Cítricas
  5. Projeto Satisfeito
  6. Projeto Recondicionar – Ecopontos Maristas

Sábado, 1/4, das 10h às 13h

Segunda Rodada de Debate

Debatedor Cláudia de Salles Stadtlober

Coordenadora Karine Freire

Participantes

  1. Transformação solidária: registro de uma experiência
  2. Guarda Parque Mirim
  3. RB Design e RC Beauty
  4. ZIS – Zona de Inovação Sustentável
  5. Paralelo Vivo – Hub de Inovação e Sustentabilidade
  6. Sustentabilidade & Acessibilidade
  7. SIVI – Sistema Veicular Inteligente
  8. Sup Adventure Pet

Sábado, 1/4, das 14h às 17h

Terceira Rodada de Debate

Debatedor Carlos Eduardo de Souza Aranha

Coordenadora Coral Michelin

Projetos e empreendimentos participantes:

  1. Re-ciclo
  2. Horteria Cultivo Urbano
  3. POA Sem Bituca
  4. Cesta Feira
  5. Faça parte do Nosso Natal
  6. Webike
  7. Eco Souvenir
  8. Colibrii

17h – Suênia Sousa / SEBRAE – Cuiabá/MT

É engenheira civil, especialista em sistemas de inovação e tecnologia, com foco em arquitetura e construções sustentáveis pela Universidade de Mato Grosso, em liderança pela Amana KEY e Fundação Dom Cabral e possui formação em condução de grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo. Atua há mais de 20 anos em processos de liderança, gestão de projetos de engenharia e execução de obras. Foi responsável por edificações com propósitos de aprendizagem empresarial que facilitam o acesso a práticas sustentáveis nos negócios e que possuem certificação internacional, “Nível Excelente”, do BREEAN IN USE, expedida pelo Reino Unido, sendo o prédio em uso mais sustentável da América Latina, tendo ainda Selo Procel Edifica, “Nível A” para concepção de projeto e edificação construída. É gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, localizado em Cuiabá, Mato Grosso, que objetiva gerar e disseminar conhecimentos, soluções e práticas inovadoras e sustentáveis aplicáveis aos pequenos negócios do País, sendo o centro de referência nacional do Sistema Sebrae em sustentabilidade.

Quer compartilhar?