Conheça a Virada Sustentável Rio

Compartilhe:

Primeira edição na cidade foi realizada em junho de 2017

 

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, a Virada Sustentável Rio 2017 provocou uma virada de consciência na população carioca. De 09 a 11 de junho, o festival realizou 435 atividades, espalhadas em 84 locais em 39 bairros diferentes, e reuniu um público diversificado e engajado. A Virada Sustentável surgiu em 2011 em São Paulo, onde é realizada anualmente, e já chegou a Manaus, Salvador e Porto Alegre, entre outras cidades.

Com atrações culturais, música, performances, atividades zen, palestras e rodas de conversa, o festival foi realizado em diversos pontos do Centro, da Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste. O Parque Madureira, por exemplo, recebeu a peça “Próspero e os Orixás”, do Grupo Tá na Rua, a apresentação da Orquestra Tubônica e a intervenção urbana “Mão”. Os painéis de conhecimento com temas como Igualdade de Gênero, Água e Mobilidade Urbana  estavam concentrados no Museu de Arte do Rio (MAR) e no Museu do Amanhã. A Praça Mauá recebeu uma programação musical especial com o “Palco Delas”. Larissa Luz, Pietá, Taís Feijão e As Bahias e Cozinha Mineira animaram o público com música de qualidade e reflexões sobre nosso papel na sociedade. Já a programação infantil, como o festival Mundaréu, e as atividades zen foram os destaques do Parque Lage. Outros locais contaram com uma programação rica e intensa, como, por exemplo, o Favela Hub (Morro do Cantagalo), a Casa Naara e o Território Inventivo (Centro), o Rampa - Lugar de Criação (Copacabana) e a Praça Comandante Xavier de Brito (Tijuca).

Assim como ocorre em todas as edições da Virada Sustentável, as atividades do evento carioca foram baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas). Uma das ações mais emocionantes foi uma projeção mapeada (mapping) relacionada aos ODS no Cristo Redentor, em parceria com o Rio Mapping Festival e a Paróquia São José da Lagoa.

A Virada Rio 2017 foi realizado em parceria com o PNUD e teve, nesta edição, o patrocínio das empresas Braskem e Ball, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio institucional da EAV Parque Lage, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e seus órgãos gestores da Praça Mauá e Parque Madureira, MAR, Museu do Amanhã, Globo/Menos É Mais e Cristo Redentor.