Cidades mais conectadas, criativas e sustentáveis | Painel Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Compartilhe:

No futuro as cidades se tornarão mais conectadas, sobretudo com o uso e aplicações das Tecnologias 5G. O uso de plataformas tecnológicas se tornará mais presentes na vida das pessoas, abrindo possibilidades na geração de inovação e tecnologias locais. A adoção das TIC poderá ser um instrumento para melhoria da qualidade de vida da população, podendo viabilizar também novas oportunidades de trabalho, tornando as cidades mais criativas. Ao mesmo tempo, as plataformas tecnológicas também poderão fomentar a participação dos cidadãos em temas como a discussão da forma de prestação dos serviços públicos a preservação ambiental, com o objetivo de tornar as cidades mais sustentáveis.

O Painel: “Cidades Inteligentes e Sustentáveis – Cidades mais Conectadas, Criativas e Sustentáveis” ocorrerá durante o Fórum Virada Sustentável, como parte da programação do Festival Virada Sustentável 2021 de São Paulo e Porto Alegre, nos meses de setembro e novembro respectivamente.

O referido painel tem como parceiro o Núcleo de Informação e Coordenação do .BR no Brasil1.

Público: Setor Privado, Comunicadores, Poder público e Sociedade

Oferecimento | NIC.br

 

QUANDO

Domingo, 07 de Novembro de 2021, 20:00
Marcar na agenda

INTEGRANTES DO PAINEL

Mediador Nelson Fujimoto |UFRGS

Nelson Fujimoto é Geógrafo e Mestre em Ciências pela USP. Atualmente é Doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como Diretor Geral da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações e Secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Foi membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
LINKEDIN

Demi Getschko |NIC.br

Engenheiro eletricista pela POLI/USP e Professor Associado da PUC-SP.  Diretor-Presidente do NIC.br, membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil Foi Diretor de Tecnologia da Agência Estado e membro de Diretoria da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers). Eleito para o Hall da Fama da Internet da ISOC (Internet Society) na categoria “Conectores Globais”. Foi agraciado com o prêmio “Cristina Tavares”, da Sociedade Brasileira de Computação e admitido na Ordem do Mérito das Comunicações no “Grau de Oficial” como forma de reconhecimento aos serviços relevantes prestados às Comunicações. Fundador e Vice-Presidente da ISOC Brasil (Sociedade da Internet no Brasil). 
LINKEDIN

Milton Kashiwakura |NIC.br

Milton Kaoru Kashiwakura é Diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br, braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil; professor assistente mestre da Pontificie Universidade Católica de São Paulo e representante dos operadores de Pontos de Troca deTráfego Internet da América Latina e Caribe (LAC-IX) junto à Federação das Associações dos Pontos de Troca de Tráfego (IX-F).  Obteve o título de mestre em engenharia eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde se formou engenheiro elétrico. No NIC.br é responsável por projetos que visam a melhoraria da qualidade da Internet no Brasil e a disseminação de seu uso, exemplos: projetos IX.br, IPv6, NTP, SIMET, dentre outros.
LINKEDIN

Rosa Maria Viccari |UFRGS

Possui doutorado em Engenharia Electrotécnica e Computadores pela Universidade de Coimbra (1990). Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na área de Ciência da Computação, principalmente nos seguintes temas: sistemas multiagentes, sistemas tutores inteligentes, informática na educação e educação a distância. Coordena a Cátedra na área de TICs, da UNESCO, na UFRGS.

José Gontijo |Secretário Substituto da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação, MCTI

Desde de 2019, JOSÉ GONTIJO ocupa o cargo de Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital, e Secretário Substituto da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (2002), com especialização em Gestão Pública em Ciência e Tecnologia (2009). Desde 2009, ele é servidor de carreira (Analista Sênior de Ciência e Tecnologia Senior) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.Foi Engenheiro na Gerência de Engenharia do Espectro, da Agência Nacional de Telecomunicações, entre 2003-2007; Foi Analista na Secretaria de Políticas de Informática – SEPIN, do Ministério da Ciência e Tecnologia, entre 2007-2009, foi Analista em C&T na Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Ministério da Ciência e Tecnologia, entre 2009 e 2010. Foi Assessor no Comitê Gestor dos Programas de Inclusão Digital da Presidência da República em 2010. Foi Gerente de Projeto e Diretor Adjunto do Departamento de Banda Larga, da Secretaria de Telecomunicações, do Ministério das Comunicações, entre 2011-2012. Foi Diretor do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Telecomunicações, do Ministério das Comunicações, entre 2012-2016 e foi Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital, na Secretaria de Políticas de Informática, e na sua sucedânia, Secretaria de Políticas Digitais, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações, entre 2016-2019.