Brasil, uma potência agroambiental! | @abag_br

Compartilhe:

Organização

A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1993 com o objetivo de estabelecer no agronegócio brasileiro uma organização no processo de desenvolvimento sustentável, com integração à economia nacional e internacional. A atuação da ABAG, ao longo dos anos, tem sido fundamental para o fortalecimento do sistema agroindustrial e nas relações com o governo, iniciativa privada, entidades de classe e universidades.

Motivo da escolha da frase

A frase - Brasil: Potência Agroambiental - foi escolhida porque não é possível dissociar, nos tempos atuais, a produção de alimentos da sustentabilidade.
No que se refere ao desempenho do agronegócio, não temos do que reclamar. Nos últimos anos tivemos recordes de preços consecutivos em exportação dos nossos produtos. Em 2020 o agro representou 26,6%do PIB nacional, com 7,5 trilhões de reais, representa 48% das exportações, cerca de 100 bilhões de reais e é responsável por 22% dos empregos. Com quase 6 milhões de propriedades rurais, o Brasil é sem duvidas um dos grandes lideres do agro mundial, que consegue abastecer o mercado interno e vender o excedente para mais de 160 países, mesmo em época de pandemia não tivemos problema de abastecimento de alimentos para a nossa população. Só não podemos esquecer que as questões ligadas ao meio ambiente, controle sanitário e rastreabilidade da produção serão decisivas para continuarmos alavancando a abertura de novos mercados.
Há 40 anos, vencemos o desafio de sermos importadores de alimentos para sermos exportadores e agora temos um novo desafio pela frente, que é de produzir com ganhos de produtividade e conservar as nossas áreas de floresta. Nossa atenção e esforço no combate ao desmatamento ilegal na Amazônia, de redução das queimadas e de combate efetivo a criminalidade, deverá ser total.
Esse contexto de acirramento da disputa comercial exigirá da nossa parte planejamento e resiliência se quisermos nos posicionar como grande player na produção de alimentos, fibras e energias sustentáveis.

 

@abag_br

 

 

DOWNLOAD DA FRASE