Aula de cozinha com Rodrigo Bellora | Tartar de porco

Compartilhe:

A aula apresentada pelo chef nos mostra a utilização dos ingredientes em seu formato mais puro e primando sempre pela procedência orgânica e de produção familiar. A Cozinha de Natureza é uma manifestação de sabor e simplicidade, e os pratos possuem uma estreita relação com a terra, com a sazonalidade e com os ingredientes regionais. O tartar suíno é uma entrada servida no restaurante Valle Rústico, utilizando ingredientes de pesquisa importantes como o Porco Moura, o milho crioulo e a batata crem. A aula fala de cada ingrediente e como essa junção se transforma em um prato com uma explosão de sabores, texturas e muita cultura.

Ingredientes e Modo de Fazer:

Ingredientes: Filé de Porco Moura, sal, pimenta, suco de limão, crem, mostarda de crem, queijo canastra, mostarda repicada, batata crem fresca, milho crioulo, cal virgem e água.

Modo de Preparo:

CHIPS DE MILHO NIXTAMALIZADO: Em um bowl, misture o milho, o cal e cubra os grãos de água. Descanse por 10 minutos. Passe esse conteúdo todo para uma panela, acrescente mais água e cozinhe até o grão ficar macio. Quando cozido, deixe esfriar em temperatura ambiente por 24 horas. Após, lave bem em água corrente em abundância, para retirar todo o cal. Passe o milho pelo moedor duas vezes, para que fique bem moído. No milho moído, adicione sal e um pouco de água, somente o suficiente para formar uma massa unida que não gruda nas mãos. Abra em espessura de 2mm e frite por imersão até ficar crocante.

TARTAR DE PORCO: Rale o crem fresco. Separe folhas de mostarda repicadas para a finalização. Limpe o filé, removendo a gordura e algum eventual nervo, Corte o filé de porco em cubos pequenos e tempere com sal, pimenta do reino moída na hora e suco de limão. Sobre o chips de milho, espalhe a mostarda de crem, disponha o tartar de porco temperado, coloque um pouco do crem fresco ralado, cubra todo o snack com queijo canastra ralado na hora e finalize com as folhas de mostarda repicada. 

Oferecimento | Alibem

QUANDO

, 15 de Novembro de 2020, 10:30
Marcar na agenda

Rodrigo Bellora

Rodrigo Bellora é idealizador do conceito Cozinha de Natureza, como uma forma de recriar e repensar a gastronomia. Como líder local do movimento Slow Food, o chef conduz seus processos sempre buscando o alimento bom, limpo e justo. Nos restaurantes assinados por ele, aplica o conceito da Cozinha de Natureza em menus e pratos autorais, sempre aproveitando o que a terra pode dar de melhor em cada período do ano.