Aula de Cozinha com Irany Arteche e Fabricio Goulart | Arroz de Butiá e Casca de banana salteada

Compartilhe:

A nutricionista Irany Arteche e o Chef Fabrício Goulart criaram juntos, um risoto que valoriza o Butiá, uma fruta nativa do RS e ainda pouco usada na gastronomia regional, arroz cateto orgânico produzido pelo MST e o queijo serrano, o único queijo de leite cru ainda existente no estado, um patrimônio cultural do RS e produzido nos campos de cima da serra. O Risoto teve o acompanhamento de uma deliciosa casca de banana salteada, uma forma criativa de aproveitar a fruta de maneira integral.

Ingredientes e Modo de Fazer: Receita do Arroz Cremoso de Butiá:

Ingredientes: 1 cebola média picada, 20g de manteiga, 200g de arroz, cateto polido, água fervente, 50g de folhas de alho-poró fatiadas, 200g de polpa de butiá, 100g de queijo Serrano ralado

Modo de Preparo: Dourar bem a cebola na manteiga - esta etapa dará sabor. Acrescentar o arroz, sal a gosto e água fervente em quantidade suficiente para cozinhar o grão sem amolecer demais. Mexer nessa etapa trará cremosidade ao preparo. Quando o arroz estiver “al dente”, adicione o alho-poró, a polpa de butiá e o queijo Serrano. O alho-poró pode ser substituído por salsinha.

Receita Casca de Banana salteada:

Ingredientes: Casca de 6 a 8 bananas orgânicas, 1 cebola, 6 talos de couve, 1 dente de alho, 50g. Castanha do Pará Orgânico, 50ml. de azeite extra virgem.

Modo de Preparo: Em uma frigideira ou Wok quente, coloque o azeite, e refogue a cebola, e em seguida acrescente o alho. Coloque os talos de couve em cortadinhos e por fim as cascas de banana em tirinhas. Retire do fogo e coloque as castanhas picadas por cima. Dica: Cheiro Verde, Cebolinha e Manjericão picado fresquinhos caem muito bem. 

Oferecimento | Zaffari

QUANDO

, 08 de Novembro de 2020, 10:30
Marcar na agenda

Irany Arteche

Irany Arteche é Nutricionista, Mestre em Fitotecnia e atua nos segmentos da agroecologia, gastronomia e biodiversidade alimentar. Define-se como uma nutricionista não convencional. 

Fabricio Goulart

Fabricio Goulart é chef da Bossa Gastronomia Brasileira, fundador da Feitosa Foodtech que aproveita alimentos integralmente e inova a partir de descartes, e pesquisador nos alimentos. Amante das bananas tem em seu DNA desenvolver receitas e defender esse alimento tão rico.