Rajendra Singh

Compartilhe:

Oferecimento: SABESP

As secas e as inundações são uma catástrofe crescente mundialmente, afetando atualmente 40% da superfície terrestre do planeta e a vida de milhares de milhões de pessoas. Serão estes simplesmente sintomas de um inevitável colapso climático ou será que ainda podemos fazer alguma coisa para evitar essas catástrofes? Desde a década de 1980, um movimento ecológico maciço de base que começou no Rajastão e atualmente funciona em todos os estados indianos mostrou que é possível criar um mundo livre de secas e inundações, com água regenerativa e abundância de alimentos para todos os seres vivos. Com base na gestão descentralizada da água orientada para a comunidade e enraizada nos sistemas de conhecimento indígenas, o Tarun Bharat Sangh regenerou cerca de 8000 quilômetros quadrados de deserto e trouxe 11 rios de volta à vida, reduzindo a temperatura média do Rajastão em 2 graus Celsius e permitindo que centenas de milhares de pessoas vivam de forma autossuficiente nas suas terras. Rajendra Singh, o visionário iniciador e líder deste movimento extraordinário, partilhará lições importantes da sua experiência e o que acredita que pode ser feito para evitar o colapso climático em todo o mundo.

Palestrantes

Rajendra Singh

Nascido em 1959, conhecido como o "Homem da Água da Índia", é um médico ayurvédico e presidente fundador da Tarun Bharat Sangh. Levando a sua experiência para o palco global para abordar a emergência ecológica mundial, Singh preside atualmente à People’s World Commission on Drought & Flood, fundada em 2022. O seu trabalho foi distinguido com inúmeros prémios, entre os quais o Stockholm Water Prize, e o The Guardian nomeou-o uma das "50 pessoas que poderiam salvar o planeta".

Participação:

Marussia Whately

Arquiteta e Urbanista. Extensa trajetória por instituições do terceiro setor como Instituto Socioambiental (ISA) e Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), coordenando programas e campanhas relacionadas a recursos hídricos e meio ambiente. Idealizadora da Aliança pela Água, rede com mais de 80 organizações da sociedade criada em 2014 para enfrentamento da crise hídrica de São Paulo. É autora de “Século da Escassez. Uma nova cultura de cuidado com a água: impasses e desafios”, entre outros. Atualmente é  Diretora Executiva do Instituto Água e Saneamento (IAS).

 

 

 

INSCREVA-SE

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável