Um Lindo Presente

Compartilhe:

Um Lindo Presente é um teatro de Pássaro Junino, tradição na cultura popular paraense, do grupo de Pássaro Colibri, da ilha do Outeiro. Nesta história os matutos caçam um beija-flor e dão de presente para a princesa. O pássaro, porém, torna-se alvo de um caçador e acaba ferido. Ao final, uma feiticeira cura o pássaro e tudo termina com um lindo baile no reinado.

Cordão do Pássaro Colibri

O Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro (antigo Beija-Flor de Icoaraci), foi fundado em 18/05/1971, na rua 2 de Dezembro, na Vila de Icoaraci, pela Sra. Teonila da Costa Ataíde (em memória), visando preservar e manter a cultura paraense dos cordões de pássaros. Após o falecimento de sua fundadora em 1998, seus filhos Laurene da Costa Ataíde e Lourival da Costa Ataíde, assumiram o cordão.

O grupo destaca-se por se apresentar fora do período junino e por ser o primeiro a representar o Pará no Festival do Brasil - São Luís – MA/2002.  Realizam apresentações em teatros, eventos culturais, religiosos, cortejos, escolas, praças, eventos comunitários e familiares, entre outros. As despesas correm por conta da guardiã, para suprir desde a indumentária, alimentação e transporte para os ensaios e apresentações, pois os brincantes são de famílias carentes e juntos contribuem nas oficinas produzidas para resgate e confecção de novos cordões, confecção das indumentárias e adereços.

São 50 anos de existência com experiência em elaborar e executar projetos sociais voltados à cultura popular dos pássaros do Pará.

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável