O Pará das Águas

Compartilhe:

As danças apresentadas neste espetáculo retratam a vida dos povos ribeirinhos paraenses, seus costumes, suas crenças e sua rotina pelas águas, viajando rio abaixo e rio acima. A coreografia utiliza formas de movimentos que lembram e se aproximam dos usados na pesca e na caça,  com passos tradicionais e contemporâneos.  Todas as danças folclóricas são pesquisadas no seu local de origem e no espetáculo é citada pelo apresentador, uma breve explicação.

Neste espetáculo, o público faz uma viagem imaginária pelo nosso Estado, em cada música tocada há uma apresentação com muita empolgação e importância para o grupo, com a participação da mestra Iracema Oliveira, apresentando uma parte do roteiro.

O espetáculo conta com adereços diversos: tipiti, redes, bacias, chapéus, arranjos de flores, remos, cuias e rodos. 

Danças: Invernada Marajoara; Pororocando; Passeio Cametaense; Carimbós; Banzeiro de maresia; Farinhada.

 
 

Grupo Parafolclórico Frutos do Pará

O grupo Frutos do Pará apresenta um trabalho de resgate da cultura Paraense utilizando como ferramenta a música e a dança folclórica do estado do Pará por meio de shows e oficinas folclóricas. Foi fundado em julho de 1992, acumulando em seu repertório coreográfico, cerca de 30 danças e lendas, as quais retratam a essência e a diversidade do povo Amazônico, respeitando e mantendo as características peculiares do folclore local.

Integra a Associação Cultural Francisco Oliveira, que é Ponto de Cultura e Ponto de Memória do Brasil. Possui um elenco de 50 pessoas entre músicos, dançarinos e diretoria. Tem como presidente a Mestre de Cultura Popular pelo governo federal e pelo governo do estado, Iracema Oliveira, e como coreógrafa a Mestre de Cultura pelo governo do estado, Nazaré Azevedo.

 
 
 

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável