Mostra Ecofalante | O Fio da Meada

Compartilhe:

Exibição do filme O Fio da Meada seguida de roda de conversa.

O Fio Da Meada
Brasil, 2019, 77’
Sílvio Tendler

O filme mostra a luta de povos tradicionais brasileiros contra a urbanização opressora. Neste documentário, Silvio Tendler instiga a denuncia à violência nos campos e nas comunidades tradicionais, cada vez mais ameaçados pela ação do homem em nome do progresso. Caiçaras, quilombolas e indígenas lutam para sobreviver e para tentar impedir que suas reservas naturais sejam destruídas pelo processo de urbanização.

Painelistas

  • Jeovah Meireles | Universidade Federal do Ceará - UFC 
    Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Doutor em Geografia pela Universidade de Barcelona (2001). Desenvolve pesquisas em Geociências, com ênfase em Geografia Física e Geomorfologia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B.
  • Mateus Tremembé | Agente Ambiental Indígena
    Mateus de Castro, indígena da etnia Tremembé da Terra indígena Tremembé da Barra do Mundaú, estudante de Agronomia pela Universidade da integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira - UNILAB, pesquisador no Laboratório de Criação em Cultura alimentar e Gastronomia da Escola de gastronomia social Ivens Dias Branco, agricultor familiar, pescador artesanal, jovem liderança e puxador do ritual sagrado Torém.

Mediação

  • Anna Érika Ferreira Lima | Universidade Federal do Ceará - UFC 
    Doutora em Geografia (UFC). Mestra pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA UFC), licenciada e bacharel em Geografia também pela UFC. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), ligada ao Departamento de Hospitalidade, Turismo e Lazer. Professora permanente do Programa Associado em Ensino e Formação Docente (PPGEF/UNILAB-IFCE). Faz parte do Grupo de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional (GPSAN - UECE), do Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA) e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (CONSEA). Coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi-IFCE Campus Fortaleza). É editora-chefe da Revista Conexões do IFCE desde 2016, além de Membro do Comitê de Ética do IFCE (CEP-IFCE). 

Esta atividade requer inscrição prévia

Inscreva-se

Mostra Ecofalante

A Ecofalante é uma ONG que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Produzimos filmes, documentários e programas de televisão de caráter cultural, educativo e socioambiental. Damos consultorias a projetos nessas áreas. Fazemos formação de professores, exibições e debates em escolas, universidades e aparelhos culturais. Produzimos seminários e workshops sobre cinema, educação e sustentabilidade. Realizamos também o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais: a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável