Dança Toré

Compartilhe:

A apresentação será pela dança-ritual chamada de Toré, uma expressão cultural, e mais que isso uma forma de resistência dos indígenas, em especial os que são das etnias e povos do Nordeste; também é uma representação de união entre as etnias, e de fortalecer os laços entre os povos, e também em relação à natureza. É marcada por pisadas firmes na terra, junto do tocar do maracá (chocalho), e com a expressão da voz pelo cântico.

Os Wassu Cocal, são naturais de Alagoas, e residem atualmente na Aldeia Wassu dentro da Reserva Indígena Multiétnica Filhos desta Terra Aldeia, em Guarulhos/SP, próximo ao bairro do Cabuçu, em Guarulhos.

 
 
 

Indígenas Wassu Cocal

Alan Wassu, de nome indígena Rajara, tem 38 anos e nasceu na aldeia Mãe na Terra Indígena Wassu Cocal, em Alagoas. Em 1995, sua família migrou para Guarulhos/SP, onde Alan enfrentou desafios e preconceitos em relação à sua cultura na infância da grande cidade. Esse cenário o inspirou a se tornar um defensor e divulgador das tradições de seus ancestrais. Em 2007, após reuniões com famílias Wassu que vivem na região da Grande SP, Alan começou a retomar as práticas culturais de seu povo. Atualmente, é líder dos Wassu em São Paulo e fundador e coordenador do projeto "Opá abá ta'pe irûnamo sekoü", que promove vivências mensais na aldeia e em escolas e faculdades em toda a Grande SP.

Em 2017, Alan participou da fundação da Reserva Indígena Filhos desta Terra, que contou com a presença de vários povos/etnias e lideranças indígenas, incluindo Awaratan Wassu. Sua liderança é fundamento para a promoção da cultura e defesa dos direitos dos povos indígenas em contexto urbano.

Rajara (Alan) é um líder inspirador e um exemplo de perseverança e resiliência. Sua liderança é guiada pelo amor e respeito ao seu povo, suas tradições e suas terras. Uma voz poderosa em defesa dos direitos e interesses dos povos originários

 
 
 

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável