
O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) traz para a Virada Sustentável a exposição Liberdade, Igualdade e Justiça, com obras do artista peruano Ivan Ciro Palomino, em comemoração aos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Elaborada por representantes de todas as regiões do mundo, a Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral da ONU em 10 de dezembro de 1948 como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. Mais do que isto: estabeleceu, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos.
Esta mostra retrata que todas as pessoas – crianças e jovens, pessoas idosas, idosos, pessoas indígenas, afrodescendentes, LGBTQIA+ e portadoras de deficiência – independente de raça, religião ou origem, têm direito à educação, à saúde, à informação, aos esportes e a uma vida digna. As obras de Ciro nos lembram ainda que cuidar uns dos outros implica também no cuidado com o meio ambiente.
Esperamos que as obras reunidas nesta exposição provoquem reflexão sobre os direitos humanos, estimulando o envolvimento das pessoas nos valores consagrados pela Declaração Universal.
Oferecimento: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo
Ivan Ciro Palomino
Peruano, Ivan Ciro Palomino é formado pela Faculdade de Artes e Design da PUC do Peru e um parceiro de longa data do UNIC Rio. Explorando temas sociais, ambientais e humanitários, já foi premiado pela ONU em dois concursos. Em parceria com o UNIC Rio, fez a exposição Consciência, que entre 2019 e 2022 foi vista por mais de 200 mil pessoas em cinco espaços de visitação no Rio de Janeiro, São Paulo e outras 12 cidades brasileiras.