Educação Ambiental e Educação Climática: uma disciplina nas escolas?

Compartilhe:

Anfitriã: Ministério do Meio Ambiente

A reflexão sobre a Educação Ambiental e Educação climática, tem ganhado cada vez mais espaço diante da urgente necessidade de abordar essas questões de forma mais sistemática e abrangente na educação. Em torno desse debate muito se tem falado da possibilidade/necessidade de criação de disciplinas e normas legais como “soluções” para ampliar o diálogo e tornar a sociedade mais ativa e responsável socioambientalmente.

Seriam esses os melhores caminhos? Haveria alternativa mais efetiva para enfrentar a questão das mudanças climáticas e da sustentabilidade socioambiental, por meio da educação?

Palestrantes

Isabel Cristina de Moura Carvalho

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre e doutora em Educação, respectivamente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seu pós-doutorado foi em Antropologia na University of California San Diego (UCSD). Atualmente é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atua como terapeuta na clínica psicanalítica. É autora de vários livros e artigos sobre educação ambiental, saúde, natureza e espiritualidades laicas.

Eda Terezinha de Oliveira Tassara

Professora Emérita, e Titular do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Graduada em Física, Mestre, Doutora e Livre Docente em Psicologia pela Universidade de São Paulo. É membro do Conselho da FUNBEA-Fundo Brasileiro de Educação Ambiental e propositora e coordenadora do Grupo de Estudos em Política Ambiental do Instituto de Estudos Avançados da USP e do LAPSI-Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção (PST/IPUSP). 

Thaís Brianezi 

Graduada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas - Ufam (2007) e doutorado em Ciência Ambiental também pela USP (2013). É membro fundadora da International Environmental Communication Association (IECA) e da Escola de Ativismo, presidenta do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA) e conselheira da Action Aid Brasil, integrante da Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (Anppea). Tem experiência na área de Comunicação e Sociedade, Jornalismo e Educomunicação, com ênfase na problemática socioambiental, atuando principalmente como pesquisadora, professora, analista de projetos e políticas públicas. 

Mediação: Marcos Sorrentino, graduado em Biologia e Pedagogia, com mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Participa, desde os anos 70, de entidades ambientalistas, de cidadania e de educação ambiental. Atualmente é Diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

 

INSCREVA-SE

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável