Ecossistema de Investimento e Negócios de Impacto

Compartilhe:

Neste painel teremos um panorama sobre o ecossistema de investimento de impacto e sobre as startups que vêm atuando na área no Brasil, bem como o compartilhamento da experiência de desenvolvimento do ecossistema empreendedor em Portugal. Um painel com dados, aprendizados e reflexões para o futuro da área.

Painelistas

  • Beto Scretas | ICE
    Formado em Economia pela FEA-USP em 1986. Atuou por 25 anos no mercado financeiro, com foco em mercado de capitais. Trabalhou de 1994 a 2012 na Schroder Investment Management Brasil – filial da firma inglesa de gestão de recursos Schroders PLC – tendo sido seu Diretor-Presidente por 10 anos. Desde junho de 2012 atua no Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), participando de projetos ligados à área de investimentos e negócios de impacto. Faz parte da Diretoria Executiva da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, grupo lançado em 2014 cujo objetivo é impulsionar o campo de Investimento de Impacto. Representa o Brasil no GSG, organização global formada por 21 países que tem como missão catalisar o tema de Investimento de Impacto no mundo. É membro do Conselho Consultivo da rede Anjos do Brasil.
  • Filipe Almeida | Presidente Portugal Inovação Social
    Filipe Almeida nasceu em 1974, em Coimbra (Portugal), e é atualmente Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, a entidade que assegura a coordenação e a gestão da iniciativa pública Portugal Inovação Social criada com o objetivo de promover a inovação e o empreendedorismo social e dinamizar o mercado de investimento social em Portugal. Trata-se de um programa pioneiro na Europa e no mundo que mobiliza, para o cumprimento da sua missão, cerca de 150 milhões de euros de fundos da União Europeia. É também docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) desde 1996 e investigador do Centro de Estudos Sociais (CES/FEUC) e do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social (CECES/FEUC). Foi subdiretor da FEUC, coordenador de mestrado e de relações internacionais, e membro eleito do seu Conselho Científico. Tem doutoramento em Administração pela EBAPE/FGV (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, Brasil) e doutoramento em Gestão de Empresas pela FEUC. É também mestre em Ciências Empresariais pela FEUC, tendo frequentado o programa de MBA na Virginia Polytechnic Institute and State University (EUA). É autor e co-autor de artigos e de livros nos campos da ética e do comportamento humano, entre os quais se destacam os livros “Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas” (Princípia, 2010), “A Fraude Académica no Ensino Superior em Portugal. Um estudo sobre a ética dos alunos portugueses” (IUC, 2015), “Organizações, Pessoas e Novas Tecnologias” (Quarteto Editora, 2002) e “Introdução à Gestão de Organizações” (Escolar Editora, 2016).
  • Mariana Fonseca | Co-fundadora da Pipe Social
    É co-fundadora da Pipe.Social, vitrine de negócios de impacto no Brasil, e da Mariposa, empresa que conduz curadoria e produção de conteúdo sobre tendências, futurismo, tecnologias e impacto. Ela é jornalista, com diploma em globalização, mídia e internacionalização pela universidade Panthèon Assas, em Paris, formações em tecnologias exponenciais e inovação pela GSP14 Singularity University, na NASA, no Vale do Silício e pelo TIP, Hebrew University, em Israel. Além de cursos especializados como o Creating Shared Valued, da Harvard Business School. Ela também faz parte do board do Girls in Tech Brazil. Ajudou a criar e foi editora chefe do Porvir, projeto do instituto Inspirare que mapeia inovação em educação pelo mundo. Ela também foi co-fundadora da A Corrente do Bem no Brasil, parte do Pay It Forward Day. Foi editora-assistente do Le Monde Diplomatique Brasil e trabalhou com engajamento cívico pela Webcitizen, TEDxSP e TEDxAmazonia.

Moderadora

  • Anna de Souza Aranha | Quintessa
    Diretora do Quintessa, aceleradora de negócios de impacto, dedica-se desde 2012 a estruturar a gestão, impulsionar o crescimento e captar investimento para empresas que resolvem grandes desafios sociais e ambientais. Formada administradora pela FGV, cursou também, com foco em empreendedorismo e inovação, Stanford Ignite (Stanford University Graduate School of Business) e DEP (Singularity University). É também co-fundadora do Intento DFW, plataforma focada em liderança com integridade, e professora no MBA de Business Innovation da FIAP.

Sobre o Quintessa
Há 10 anos o Quintessa promove uma nova forma de fazer negócios e o sucesso de empresas que resolvem desafios sociais e ambientais do país. Como aceleradora, existe para impulsionar o crescimento, estruturar a gestão e captar investimento para negócios de impacto. O Quintessa atua diretamente com empreendedores e seus times, por meio de programas personalizados para cada negócio, prezando pela profundidade na atuação, pelo relacionamento próximo, de confiança e parceria, com o compromisso em entregar resultados relevantes e com excelência. Ao longo dos dez anos de experiência, identificaram e apoiaram negócios de impacto de destaque em áreas como educação, saúde, meio ambiente, gestão de resíduos e inclusão.

Esta atividade requer inscrição prévia

Inscreva-se

Fórum Virada Sustentável 2019

Negócios de impacto, mobilidade urbana, economia colaborativa, economia circular, moda sustentável, mudanças climáticas, meio ambiente e inovação social, entre outros temas, fazem parte do Fórum Virada Sustentável 2019, uma ocupação de dois dias inteiros na Unibes Cultural, com mais de 50 atividades, 150 palestrantes, onde você poderá saber tudo que há de novo sobre respostas e soluções para os desafios contemporâneos da Humanidade, além, é claro, de muita arte e celebração. O evento integra a programação oficial da Virada Sustentável - São Paulo 2019.

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável