Desenvolvimento, Sustentabilidade e Empreendedorismo em Tempos de Resiliência

Compartilhe:

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) promove painel sobre desenvolvimento, sustentabilidade e empreendedorismo em tempos de resiliência. A roda de conversa trará, como plano de fundo, os 12 anos de experiência da organização na promoção de desenvolvimento em áreas rurais cearenses com jovens.

Painelistas

  • Isabel Viana | Casa AME
    Pesquisadora de temas relacionados à cultura latino-americana, gênero e terapêuticas expressivas. Atualmente é Coordenadora da Casa AME, projeto do Movimento de Saúde Mental Comunitária, em Fortaleza. É graduada em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Cursou Mestrado  em "Lenguajes Artísticos Combinados" na Universidad Nacional de las Artes em Buenos Aires. Pós-graduada em Arteterapia. 
  • Adalberto Alencar | CEPEMA
    Pedagogo e diretor-presidente da Fundação Cultural Educacional e Popular em Defesa do Meio Ambiente (Cepema). Atua ainda como consultor da empresa U&WE e coordenador na Rede Terra do Futuro - América Latina e da Rede Internacional Cuidando da Cidade.
  • Celecina Sales | NEGIF/UFC
    Professora do Curso de Gestão de Políticas Públicas e da Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas e Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisa sobre Juventude e Gênero, Juventude Rural, Movimentos Sociais. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Idade e Família (NEGIF/UFC).

Mediação

  • Evilene Abreu | ADEL
    Co-fundadora e Diretora de Comunicação da Adel. Doutoranda em Comunicação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Comunicação e Marketing do Terceiro Setor e com projetos e pesquisas sobre juventudes rurais, desenvolvimento local, empreendedorismo social, cultura digital e intervenções audiovisuais.

Esta atividade requer inscrição prévia

Inscreva-se

Adel | Agência de Desenvolvimento Econômico Local

A Adel é resultado da mobilização de jovens de áreas rurais do semiárido cearense que tiveram a oportunidade de cursar a universidade e que fizeram a escolha por retornar para suas comunidades de origem para contribuir para o desenvolvimento local. Tem como missão promover o desenvolvimento local através do empreendedorismo e do protagonismo de agricultores e jovens. Hoje atua em toda a Região Nordeste do Brasil, operando em duas frentes simultâneas: Programática, desenvolvendo projetos socioambientais orientados para sua missão, e de Novos Negócios, oferecendo serviços especializados no campo de planejamento, gestão e avaliação do desenvolvimento local e impactos socioambientais para empresas, governos e fundações. Desde 2007, quando foi fundada, a Adel já beneficiou mais de 15 mil agricultores e agricultoras e 3 mil jovens de 43 municípios no Nordeste brasileiro, tendo contribuído para criação e fortalecimento de empreendimentos, aumento de renda, de produtividade local, para segurança hídrica e alimentar de mais de 150 comunidades e para melhoria das condições de vida e de trabalho de famílias resilientes e em situação de vulnerabilidade.

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável