Catadoras de Luxo | Heroínas (In)visíveis

Compartilhe:

O Projeto Catadoras de Luxo: Heroínas (In)visíveis é uma proposta multidisciplinar integrado com Educação Socioambiental, Direitos Humanos, Fotografia e Artivismo. O objetivo principal é, por intermédio da exposição fotográfica e documental, resgatar a autoestima, dar visibilidade e reconhecimento às catadoras, por meio da arte e da participação coletiva, além de aprofundar a reflexão sobre o papel das catadoras de material reciclável na cidade de Salvador e, por conseguinte, auxiliar na compreensão do nosso atual estágio de analfabetismo ambiental. O projeto visa também sensibilizar e despertar empatia para um descarte correto do resíduo gerado por cada indivíduo diante de suas escolhas necessárias e supérfluas de consumo.

Partindo do pressuposto que Direito Ambiental, Direito à Cidade e Direitos Humanos são indissociáveis, a concepção de sustentabilidade não pode ser vista apenas como questões ambientais ou uso de tecnologias para solucionar problemas sistêmicos. O estágio de analfabetismo ambiental de cada um de nós provoca a vulnerabilidade social que acomete essas mulheres e, por consequência, suas famílias e gerações.

As Catadoras de rua e cooperadas selecionadas foram fotografadas em seu ambiente de trabalho e, em seguida, em locais de Salvador escolhidos por elas, após passarem por uma produção estética conforme os padrões de visibilidade do consumo. Esta exposição presta homenagem a Isodélia dos Santos Neves (1958-2017), moradora da comunidade do boiadeiro, mãe de cinco filhos, professora, militante, acolhedora com o poder de Amar, Catadora de matérias recicláveis e referência da representação do Movimento Nacional das Catadoras e Catadores de materiais recicláveis do estado da Bahia (MNCR).

PEACE | Paz Educação Ambiental e Consciência Ecológica

PEACE é uma organização de iniciativa particular, de fomento socioambiental e de caráter científico, cultural, assistencial e filantrópico, que busca desenvolver ações educacionais e fomentar o ativismo intergeracional para promoção da paz, da sustentabilidade e da justiça social.

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável