Campo e Sustentabilidade | Equilíbrio possível ou utopia?

Compartilhe:

Campo e Sustentabilidade é o nome de um documentário que procura responder as seguintes questões: como enfrentar os desafios do crescimento populacional e produzir alimentos para todos de maneira sustentável? Como é a cadeia de produção de alimentos? A tecnologia e a evolução do agronegócio garantirão a sustentabilidade? O documentário endereça essas questões a produtores rurais, ativistas, pesquisadores e técnicos da sustentabilidade e do agronegócio. O painel terá a exibição de um teaser inédito de 15 minutos com trechos do filme, seguido de debate.

Painelistas

  • Thaís Fontes | Gerente de Sustentabilidade Rabobank Brasil
    Thais Zylbersztajn Fontes é gerente de sustentabilidade do Rabobank Brasil. Trabalha no  banco desde 2012 e é responsável pela gestão das políticas e atividades da área, além de processos de diligência, adequação socioambiental da carteira de clientes e promoção do agronegócio sustentável em todos os elos da cadeia de produtos de banco. Anteriormente, trabalhou por 8 anos na indústria de alimentos e produtos veterinários, onde desenvolveu expertise em sistemas de gestão. Thais é graduada em veterinária e é pós- graduada em Qualidade e Processos, além de ter cursado um MBA em Agronegócios na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP).
  • Pedro Paulo Diniz | Sócio-Fundador da Fazenda da Toca
    Empreendedor que dedica a sua vida a projetos que promovem impacto positivo do ponto de vista ambiental, social e econômico. É sócio-fundador da Fazenda da Toca, voltada à produção de orgânicos em larga escala, e da Rizoma, que investe e desenvolve modelos de agricultura regenerativa. É também fundador da PPD Holding, empresa de investimentos dedicada a projetos com o modelo triple botton line, que traz benefícios para a sociedade, o planeta e as empresas. Entre eles está o premiado restaurante Maní, de alimentação orgânica, e a Urban Remedy, especializada em produtos naturais e saudáveis. Pedro participa ativamente de diversas iniciativas globais com o intuito de promover um modelo de desenvolvimento regenerativo e sustentável. É conselheiro do Projeto Drawdown, que lançou no Brasil o livro Drawdown: 100 Iniciativas Poderosas para Resolver a Crise Climática. E participa também do conselho do Kiss The Ground, organização sem fins lucrativos baseada nos Estados Unidos que tem como missão máxima a regeneração do solo. Foi também piloto de Fórmula 1 entre 1995 e 2000.
  • Ricardo Abramovay | Professor Sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo
    Professor Sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo. Fez sua carreira acadêmica no Departamento de Economia da FEA, onde tornou-se professor titular em 2001. É autor de doze livros, entre os quais Paradigmas do Capitalismo Agrário em Questão, Muito Além da Economia Verde, publicado em português, espanhol (editora Temas) e em inglês (pela Routledge), Lixo Zero: Gestão de Resíduos Sólidos para uma Sociedade mais Próspera (publicado em português e espanhol) e acaba de lançar Amazônia: por uma economia do conhecimento da natureza. Formado em filosofia pela Universidade de Paris, Nanterre, fez mestrado em política na USP e doutorado em ciências sociais na UNICAMP. Sua pesquisa mais recente concentra-se na interface entre desenvolvimento sustentável e revolução digital. É integrante do conselho de diversas organizações socioambientais como o Instituto Socioambiental, o IMAZON e o IMAFLORA. É membro do Conselho do Museu do Amanhã. Faz parte do grupo de especialistas convidados pela Academia de Ciências Sociais do Vaticano para discutir os impactos da revolução digital nas sociedades contemporâneas. 
  • Samuel Barreto | Gerente de Água da The Nature Conservancy - TNC
    Com 26 anos de atuação na área socioambiental, é Gerente de Água da TNC. Inicialmente coordenou o Movimento Água para São Paulo - MApSP da TNC. Tem Mestrado em Sustentabilidade pela Fundação Instituto de Administração (FIA), vinculada à Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). É biólogo pela Unesp – Botucatu com especialização em Limnologia (estudo de água doce). Integra a Aliança Latinoamericana de Fundos de Água, a Seção Brasil do Fórum Mundial de Água, é membro do Comitê Gestor do Observatório de Governança das Águas – OGA e do Conselho do Movimento Menos Perda, Mais Água, da Rede Brasileira do Pacto Global da ONU.  Ex-colaborador e apresentador do programa semanal de meio ambiente Terra, Mar e Ar da Rádio Eldorado (atual Planeta Eldorado). Foi membro titular de diversos grupos como o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH/SP), a Câmara Temática de Recursos Hídricos (coordenada pela Agência Nacional de Águas-ANA), o Grupo de Trabalho de Águas e Florestas do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), participou ativamente das discussões para a elaboração do primeiro Plano Nacional de Recursos Hídricos. Integrou o Comitê de Trabalho do Projeto de Legado das Águas conduzido pela Agência Nacional de Águas e os Grupos Temáticos de Ecossistemas e Fórum Cidadão do Fórum Mundial de Água.

Moderador

  • Sérgio Lopes | Sócio Diretor da Conteúdos Diversos Produções
    Sócio diretor da Conteúdos Diversos Produções que desenvolve projetos audiovisuais multiplataforma aliados ao propósito da transformação social, cidadania e educação, estimulando o engajamento do público. Diretor artístico do Pavilhão Brasil - EXPO Milão 2015 com o tema “Feeding the Planet: Energy for Life” produziu os documentários Cultura do Desperdício, A Água Que Falta e Campo e Sustentabilidade, Realidade ou utopia?

Esta atividade requer inscrição prévia

Inscreva-se

Transmissão ao Vivo

Fórum Virada Sustentável 2019

Negócios de impacto, mobilidade urbana, economia colaborativa, economia circular, moda sustentável, mudanças climáticas, meio ambiente e inovação social, entre outros temas, fazem parte do Fórum Virada Sustentável 2019, uma ocupação de dois dias inteiros no Unibes Cultural, com mais de 50 atividades, 150 palestrantes, onde você poderá saber tudo que há de novo sobre respostas e soluções para os desafios contemporâneos da Humanidade, além, é claro, de muita arte e celebração. O evento integra a programação oficial da Virada Sustentável - São Paulo 2019.

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável