Bichos do Brasil

Compartilhe:

“Bichos do Brasil” é um espetáculo que busca mostrar a riqueza da fauna brasileira através de recursos plásticos. Pautado nos bonecos, na música e na coreografia, procura criar o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens. As fábulas, nas quais os bichos simbolizam as virtudes e vícios humanos, são deixadas de lado, buscando-se atenção às influências que as mesmas exerceram na cultura popular. Ao beber na mesma fonte inspiradora dos mitos populares, esta produção acaba por fazer uma reverência aos bichos brasileiros, onde sua humanização não faz com que o público pressuponha um final moral.

Foto: Renan Perobelli
 
 
 

Pia Fraus

Da diversidade de formação de seus componentes (teatro, dança, teatro de bonecos e de máscaras, circo e artes plásticas) surgiu a linha de trabalho da companhia: desenvolver uma linguagem que aprimorasse dramaticamente cada uma destas áreas e as integrasse, consolidando um repertório com características muito particulares, buscando o aprofundamento, pesquisa e a integração dos recursos do teatro de animação aos de outras linguagens. A não-linearidade, o pouco uso da palavra, a força nas imagens, a relação boneco-ator são os elementos que caracterizam os trabalhos da companhia.

Nos seus 35 anos de existência, a Pia Fraus produziu dezenas de espetáculos, apresentando-se em 24 países diferentes nos principais festivais nacionais e internacionais de teatro. Já foram visitados pelo grupo: Argentina, Uruguai, Colômbia, Chile, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Itália, Suécia, Suíça, França, Inglaterra, Escócia, Índia, Timor-Leste, Eslovênia, Holanda, Equador, Bélgica, Venezuela, Rússia, Republica Tcheca e todos os estados brasileiros. Hoje o grupo possui em seu repertório ativo 07 espetáculos: “Bichos do Brasil”, “Círculo das Baleias”, “Gigantes de Ar”, “Filhotes da Amazônia”, a remontagem de “O Vaqueiro e o Bicho Froxo”, “A última árvore” e o novo espetáculo “Bichos Vermelhos”. Ao longo destes anos, o grupo tem se caracterizado por trabalhar com diversos diretores como: Naum Alves de Souza, Hugo Possolo, Osvaldo Gabrieli, Carla Candiotto, Marcia Abujamra, Ione Medeiros, Francisco Medeiros, Wanderlei Piras e Adriana Telg, entre outros, realizando também experiências de coprodução e participação como em “Babel Bum” (1994/1995), com o grupo XPTO; “Sinfonia Circense” (1996), com o Acrobático Fratelli e a Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência do maestro Jamil Maluf, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo e “Terra Papagalis” (2010) com o Balé da Cidade de São Paulo. Desde 2002 tem feito parcerias com o grupo Parlapatões, que resultaram nos espetáculos “Pano de Roda” (2002), projeto itinerante patrocinado pela PETROBRAS (do qual também fez parte o grupo La Mínima), “Hércules” (2006) e o Circo Roda Brasil – com os espetáculos “Stapafurdyo” (2006) e “Oceano” (2008).

 

INSCREVA-SE

 
 
 
 

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável