Biblioteca da Vila

Compartilhe:

A proposta Biblioteca da Vila se apresenta entre as disciplinas da literatura e da arte contemporânea a partir do sonho de ter uma biblioteca comunitária na Vila dos Papeleiros (loteamento Santa Terezinha), em Porto Alegre, e pensar as relações entre lixo, resgate, consumo e cidade. Com mais de 400 títulos – entre literatura nacional, internacional, filosofia, artes e ciências – o acervo é composto de doações e resgates do que chegou na reciclagem.

Biblioteca da Vila acontece sobre um carrinho de papeleiro adaptado que circula pela cidade propondo situações de leitura coletiva, trocas, doações e empréstimo de livros. Durante a Virada Sustentável estaremos na Casa de Cultura Mário Quintana entre os dias 10 e 12 de novembro.

Museu de Resgates

O Museu de Resgates é uma proposta dos artistas e catadores de materiais recicláveis Jacson Carboneiro, Antônio Carboneiro e Cristiano Sant´Anna, aberto desde 2019. Localizado na Vila dos Papeleiros, em Porto Alegre, é resultado de duas décadas de coletas nas ruas da cidade. Dele fazem parte pinturas, selos, moedas, fotografias, câmeras antigas, cerâmicas. Objetos encontrados que nos contam das relações que temos com aquilo que chamamos lixo. A partir da perspectiva de que lixo não existe e reciclar é arte, os autores propõe diversas ações de realização do museu. Entre elas estão lives realizadas durante a pandemia, visitas presenciais, ações de carimbos pela cidade e projeções públicas. O coletivo participou de duas edições da Virada Sustentável em Porto Alegre (2019-2021) além de exposições no Centro Cultural Força e Luz (Porto Alegre, 2019) e MAM (Montenegro, 2023).

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável