Quando a negritude virou lei

Compartilhe:

Série de 4 vídeos sobre os ODSs destacados nesta edição de 2023 da Virada Sustentável POA, para exibição em sequência e em looping na Casa de Cultura Mário Quintana, ao longo de um final de semana.

ODS 10 - Título do vídeo: Quando a negritude virou lei!

Sinopse: A partir da homenagem que a Virada Sustentável presta à ginasta portoalegrense Daiane dos Santos, o vídeo celebra muitas outras personalidades negras que fazem a cidade e merecem maior visibilidade. Falamos aqui também da importância da representatividade e das leis criadas no país que tornaram o ensino e valorização das culturas afro-brasileiras e africanas conteúdos obrigatórios em sala de aula.

ODS 12 - Título do vídeo: O plástico não é descartável

Sinopse: O plástico, derivado do petróleo e portanto, disponível em abundância para industrialização, é usado na fabricação de bens duráveis, mas o maior problema está no uso indiscriminado como PET, os produtos para uso único e descarte sem o compromisso com a destinação. Nem os fabricantes são responsabilizados pelo recolhimento, nem o poder público dá conta de reciclar, nem a população percebe alternativas. Mas a reciclagem é nosso caminho mais viável e podemos melhorar!

ODS 13 - Título do vídeo: Evapotranspiração

Sinopse: a Evapotranspiração é um processo que acontece em escala gigantesca na Floresta Amazônica, dando origem aos rios voadores, cujos cursos definem as chuvas e a seca em toda América do Sul. E esse conhecimento científico reafirma a importância global de preservação da Amazônia e o papel dos povos originários como guardiões da floresta.

ODS 15 - Título do vídeo: O Bioma Pampa

Sinopse: O vídeo presta homenagem ao fotógrafo Luiz Carlos Felizardo e com suas imagens aprofunda as questões do bioma Pampa, sua importância como espaço ímpar, o compromisso de preservação, suas características e problemas causados pelos humanos que atuam no processo de desertificação.

Jana Castoldi

Jana Castoldi é artista visual. Desenvolve videoinstalações e projetos de audiovisual expandido utilizando técnicas de videomapping. Participa, como VJ e videomaker,  de espetáculos teatrais, performances, shows e concertos musicais, além de criar projeções mapeadas de arquitetura, urbanas e em cenários. Suas projeções também já fizeram parte de videoclipes, documentários, filmes, videoartes e festivais de videomapping.

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável