A Virada Sustentável recebe uma programação especial realizada por parceiros, voltada para o bem-estar, conhecimento, arte e sustentabilidade que traz diversas iniciativas que visam a conscientização sobre os diversos aspectos da sustentabilidade, o cuidado com as pessoas e o fortalecimento da cultura de paz.
Acompanhe a agenda:
A aFlora participa da 11ª edição do festival com as atividades:
Dia 18/09 | 11h às 12h30: Sustentando propósitos | Empreendedorismo Espiritual e sustentabilidade interior (História nascimento Aflora e Purana. Co | Curando a Relação com a Vida)
Os cofundadores do Espaço aFlora falam sobre a
sustentabilidade e empreendedorismo espiritual, um termo usado pelo cofundador Thiago de Carvalho para traduzir a jornada de co-criação desde a idealização do Aflora e Purana.co ao lado da cofundadora Marcelle Martins.
Local: Espaço aFlora | Rua Cônego Eugênio Leite, 840
Dia 18/09 | 14h às 16h: Sustentabilidade Natural | Vivência Cura com a relação com a natureza - Declarando nosso amor pela mãe Terra | com círculo de florais e atividade de arte e poesia com Marcelle Martins e Thiago de Carvalho - Fechamento com música Felipe Ispério
Vivência de Cura por todas as nossas relações por um planeta sustentável. Neste encontro faremos um Círculo de Florais e uma atividade de arte para declarar nosso amor pela Mãe Terra.
Local: Espaço Aflora | Rua Cônego Eugênio Leite, 840
Dia 19/09 | 11h às 12h30: Curando nossa relação com os alimentos | Veganismo como caminho da Sustentabilidade com Alana Rox
Palestra sobre Veganismo como caminho da Sustentabilidade.
Local: Espaço aFlora | Rua Cônego Eugênio Leite, 840
Dia 19/09 | 15h às 17h: Curando nossa relação com a Terra Círculo de Música Medicina pela cura do planeta com Filipe Stein, Felipe Ispério, Kaliani e convidados
Local: Espaço aFlora | Rua Cônego Eugênio Leite, 840
Dia 20/09 | 16h às 18h30: Encontro de Empresas que curam e os desafios da sustentabilidade num mundo pós pandemia
Roda de conversa com empresas convidadas: AFlora; Triciclos; Buda Digital; BlockForce; Aimores Investimentos; Worc Fechamento com música Filipe Esperio
Mediação: Marcelle Martins e Thiago de Carvalho cofundadores AFlora Centro de Auto
Cura Urbana
Local: Espaço aFlora | Rua Cônego Eugênio Leite, 840
Dia 21/09 | 12h às 13h: Inauguração Aflora Yoga com Cerimônia de celebração da Primavera e Dia Mundial da paz
O Projeto Aflora Yoga será inaugurado no Dia Mundial da Paz dentro da Virada Sustentável. Um projeto do Espaço Aflora | Centro de Auto Cura Urbano , que tem o propósito de conectar pessoas a um estilo de vida consciente. O Aflora nasceu dentro da virada sustentável e celebra 3 anos nessa edição com a Inauguração Aflora Yoga em uma linda Cerimônia de celebração da Primavera e do Dia Mundial da paz.
Local: Aflora Yoga | Francisco Leitão 399
Para mais informações, clique aqui.
A Quitanda participa desta edição do festival com as atividades:
Dia 15/09 | 19h: Cafeicultura ESG: Ciclos Sustentáveis do Campo à Prateleira com Jefferson Adorno
Paixão nacional, o café faz parte de um ritual gastronômico presente na maioria dos lares brasileiros. Nessa sessão, o produtor e fundador da Kaynã Alimentos Sustentáveis, Jefferson Adorno, divide práticas para um ciclo sustentável e de impacto positivo, do plantio à prateleira, em um mundo pós-pandêmico.
Local: Instagram Quitanda
Dia 16/09 | 19h: Apicultura Urbana: Preservação de Espécies Nativas Com Beeliving Mel
A preocupação com a flora nas cidades é uma tendência crescente nos últimos anos. Repensar a fauna brasileira nesses espaços ainda é um desafio a ser enfrentado. Nessa transmissão, os convidados da Quitanda, porta-vozes da Beeliving, detalham como espécies de abelhas nativas podem ser cultivadas e preservadas por meio da apicultura urbana.
Local: Instagram Quitanda
Dia 18/09 | 14h às 17h: Oficina | Arte Sustentável com Jaques Faing
O artista em exposição, que soma trabalhos nos acervos do Museu de Arte Moderna (MAM), Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP), Museu Afro Brasil em São Paulo, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) e no Museu de Arte do Rio (MAR), promove a transformação de itens coletados no Ecoponto da loja em uma oficina de Recycled Art, aberta às famílias.
Local: Ecoponto Quitanda - Rua Mateus Grou, 159 - Pinheiros
Dia 18 e 19/09 | 8h às 20h: Exposição | Arte Sustentável com Jaques Faing
Artista visual com formação em engenharia, o convidado Jaques Faing apresenta uma micro-exposição reunindo uma série de esculturas criadas sob a perspectiva da sustentabilidade.
Local: Quitanda - Rua Mateus Grou, 159 - Pinheiros
Dia 19/09 | 10h às 12h: Oficina | Compostagem doméstica com a morada da floresta
Cláudio Spinola, Fundador e Sócio-Diretor da Morada da Floresta (www.moradadafloresta.eco.br), realiza ações e projetos para estimular a prática da compostagem doméstica na cidade de São Paulo e no Brasil. Desenvolve projetos de educação ambiental e gestão de resíduos orgânicos para indústrias, empresas, escolas e prefeituras. Idealizador e coordenador do projeto Composta São Paulo (www.compostasaopaulo.eco.br) e Finalista do Prêmio Empreendedor Social 2016. Para aumentar a escala da prática da compostagem no Brasil, desenvolveu a Humi (www.humi.eco.br), uma composteira doméstica que resolve todos os limites e adaptações das composteiras confeccionadas em caixas industriais.Estará na Quitanda para uma oficina sobre compostagem doméstica.
Local: Quitanda - Rua Mateus Grou, 159 - Pinheiros
Para mais informações, clique aqui.
O Instituto Gente, referência na transformação de pessoas realiza nesta edição da Virada Sustentável a atividade:
Dia 07/09 | 19h30 às 20h30: Live Masterclass - Desistir? Nem Pensar!
Live com a participação de Roberto Shinyashiki e convidados Ítalo Ventura e Tadashi Kadomoto.
Para mais informações, clique aqui.
O Atelier Binho Ribeiro participa da 11ª edição do festival com a atividade:
Dia 16/09 | 19h às 20h: Encontro de artistas com psiquiatra compartilham conhecimentos sobre o poder da arte para melhorar a saúde mental
A atividade será transmitida on-line, com participação do público de forma digital.
Para mais informações, clique aqui.
O Grupo Carona a Pé realiza um encontro voltado para a comunidade escolar nesta edição do festival:
Dia 14/09 | 16h às 17h: Mobilidade urbana na escola: por que esse tema não deve ficar parado?
Como trabalhar a mobilidade urbana dentro e fora da sala de aula, essa é a temática do guia Mobilidade urbana na escola: por que esse tema não deve ficar parado?
Produzido pelo Carona a Pé, voltado principalmente para educadores e estudantes, mas também para todos que tenham interesse em transformar a cidade em que vivem em um lugar mais caminhável e sustentável por meio de atividades práticas e possibilidades de uso em diferentes contextos.
Neste encontro serão apresentados alguns tópicos como o conceito de mobilidade urbana, o futuro das cidades e suas possibilidades de transformação e a importância do caminhar.
Para mais informações, clique aqui.
Dia 18/09 | 11h: O Movimento da Construção Saudável apresenta nesta edição do festival o lançamento da cartilha “Impermeabilização é saúde - construa bem, respire bem e viva melhor”
O Movimento da Construção Saudável, com a presença de representantes das empresas Mactra, Sika, Viapol e Vedacit (curadores do movimento), lançam oficialmente a cartilha online Impermeabilização é saúde cujo objetivo é orientar a população brasileira, empresas e cidadãos sobre os problemas causados por patologias das edificações à saúde humana, em especial aqueles provocados por infiltração, umidade, mofo e bolor, que contribuem para o agravamento das doenças respiratórias.
O evento online tem duração total de 45 minutos, sendo 25 dedicados à aula de yoga, com a profª. Carla Giacomelli, pós-graduada em Hatha Yoga, formada em Iyengar Yoga e terapeuta ayurveda para demonstrar a importância da respiração para a qualidade de vida e a diminuição do estresse e da ansiedade.
Local: aqui
A cartilha pode ser baixada na página disponível neste link.
O IPESA - Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais apresenta atividade
Dia 18/09 | 16h às 18h: Produtos de bem com a água
Dentro do manejo apropriado da água, umas das ações mais importantes é conhecer o que lançamos nas nossas águas diariamente. Muitas vezes nem nos questionamos sobre os produtos de limpeza e higiene que consumimos. Apesar de indicarem que são biodegradáveis, os produtos impactam na vida das águas. Nesse sentido, a proposta da nossa atividade é apresentar alternativas ecológicas para a produção caseira de produtos de limpeza.
Haverá uma conversa sobre o manejo apropriado da água e em seguida a confecção de 3 tipos de produtos que não agridem as águas. São eles: enzima cítrica, desinfetante e sabão de coco líquido.
Durante a oficina, os participantes poderão confeccionar simultaneamente em suas casas os produtos e tirar dúvidas.
Para mais informações, clique aqui.
Local
Online e Presencial