O que é a Virada Sustentável Porto Alegre?
O que é a Virada Sustentável Porto Alegre?

Quer compartilhar?


O que é a Virada Sustentável Porto Alegre?

Inspirada na experiência de São Paulo, a primeira edição aconteceu em Porto Alegre nos dias 1, 2 e 3 de abril de 2016, com uma programação extensa e diversa, englobando eventos culturais, esportivos, ambientais, educativos e iniciativas que buscam valorizar e dar visibilidade a ideias e projetos que promovam a sustentabilidade.

Muito mais que um evento com feições de agito cultural, social e esportivo, a primeira edição da Virada Sustentável em Porto Alegre cumpriu seu objetivo. A iniciativa entra para o calendário oficial da capital gaúcha para reafirmar sua proposta de expor o quadro das mudanças climáticas no mundo e nas cidades, as transformações de resistência hoje imperativas (resiliência), as mudanças éticas, culturais, educacionais e empresariais que devem ganhar vigor e predominar neste movimento contemporâneo. A intenção da Virada Sustentável é contribuir para a melhoria da sociedade e a qualidade de vida da população porto-alegrense.

Entre os dias 31 de março e 3 de abril de 2016, o ciclo de atividades mobilizou mais de 50 mil pessoas. A programação contemplou shows de abertura, seminário internacional, remada, skate, pedalada, concerto de encerramento com Lenine, atividades de adesão e programas nos EcoPontos, além do recolhimento de 2,6 toneladas de lixo eletrônico e 315 litros de óleo para reciclagem.

A Virada não parou por aí. No dia 30 de junho o Prêmio Boas Ideias de Sustentabilidade reconheceu importantes iniciativas pró-sustentabilidade desenvolvidas em Porto Alegre e cidades vizinhas. Confira os vencedores clicando aqui.

Reflita e repense o futuro da cidade na Virada Sustentável.

#VireSuaCidade #VirePoa

O que significa ser um evento sustentável?

Missão

A Virada Sustentável tem como missão difundir e ampliar a informação sobre sustentabilidade na sociedade, utilizando arte e atividades lúdicas como principais ferramentas, inspirando as pessoas a enxergarem na sustentabilidade um valor coletivo.

Visão

Acreditamos que a sustentabilidade pode ser alegre e inspiradora. E que essa abordagem representa um apelo importante para que pessoas, organizações e instituições atuem na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.

Valores

  • Respeito à diversidade local
  • Apartidária e independente de grupos políticos, religiosos ou interesses econômicos.
  • Transparência
  • Horizontalidade: estimulo à participação coletiva inclusive na criação de conteúdo e definição das ações/transversalidade
  • Democratização e acessibilidade
  • Qualidade: no formato, nos conteúdos apresentados, na produção executiva, no planejamento
  • Propósito